Robótica – Irathunder
Atualizado em
Sobre o projeto:
O ensino da robótica educacional propicia, de modo descontraído, a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento como a Matemática, a Física e a Computação, desta forma tem-se inerentemente um projeto interdisciplinar onde o aluno aplica de forma prática o conteúdo e pesquisa de acordo com sua necessidade e interesse. As ideias e pesquisas proporcionam a curiosidade pela investigação, o que leva ao desenvolvimento intelectual do aluno. Ademais, os envolvidos se dedicam ao estudo da robótica educacional, em diferentes linguagens de programação.
Umas das ideias que norteiam esse projeto é a crença de que o processo criativo e o aprender fazendo são um dos meios principais para o desenvolvimento de habilidades e competências, especialmente quando é possível utilizar recursos e um ambiente favorável que instigue a curiosidade e o interesse dos alunos.
O projeto de robótica vem sendo executado no campus desde 2014.
Modalidades:
- Seguidor de Linha
- Um robô autônomo deve percorrer uma linha em uma pista no menor tempo possível. Nesta modalidade participamos na categoria LEGO e arquitetura aberta/pro.
- Sumo
- A modalidade Sumo, consiste em um confronto entre dois robôs em uma arena circular (DOJO), onde o objetivo principal é derrubar o oponente da arena.
- Resgate (OBR)
- Modalidade onde o robô necessita percorrer um caminho com obstáculos a serem superados, entrar em uma sala de “resgate”, identificar e salvar as vitimas da sala. A categoria possui limite de idade para participação
Clube da Robótica (Informações em breve)
-> Lista de equipes do projeto
-> Galeria de premiações em eventos e competições
aos interessados, entre em contato com os coordenadores do projeto