02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo – Instituto Federal do Paraná

02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado todos os anos no dia 02 de abril, foi definido pela ONU em 2007.

O tema deste ano é: Valorize as capacidades e respeite os limites

O IFPR, enquanto uma instituição inclusiva, através da CONAPNE, vem lembrar a todos e todas a importância da inclusão.

Incluir é permitir que cada estudante tenha sua autonomia e seu direito à aprendizagem preservados. Incluir é perceber que todos têm direito à educação de qualidade.

Neste dia de conscientização do autismo vale destacar que pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem diferentes quadros de desenvolvimento e as manifestações do TEA podem ser bastante diferentes. Todavia, de modo geral, as pessoas com TEA podem apresentar dificuldades de concentração, incomodarem-se com sons e ruídos ou apresentarem dificuldades de comunicação e de interação social. Vale destacar, contudo, que é imprescindível  valorizar as capacidades de cada indivíduo e respeitá-lo dentro de seus limites, seja este um indivíduo neurotípico ou não.

Uma instituição inclusiva necessita cada vez mais de profissionais também inclusivos e que promovam uma sociedade anticapacitista.

Seja um apoiador da inclusão!!!!! E não apenas hoje, mas no dia a dia, celebremos a diversidade!