1ª Mostra do Campus Paranaguá acontece até amanhã – Instituto Federal do Paraná

1ª Mostra do Campus Paranaguá acontece até amanhã

Começou nesta quarta-feira, dia 2, a 1ª Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia organizada pelo  Campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O objetivo da  Mostra é possibilitar aos estudantes da Instituição e à comunidade litorânea um espaço propício à construção do conhecimento e à troca de experiências. O Evento acontece até sexta, 04, com atividades nos três turnos.

De acordo com a Diretora de Ensino do Campus Paranaguá,  Angela Maria dos Santos, a 1ª Mostra é o momento de reforçar a política pedagógica da Instituição. “São atividades como estas que proporcionam momentos de reflexão e integração dos estudantes com a comunidade externa”, destaca. A pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós Graduação, Zita Castro Machado, afirma que existe um ganho acadêmico e cultural aos alunos que participam da atividade. “As pesquisas demonstram que quando o estudante expõe seu trabalho para pessoas de fora ou mesmo para  colegas de classe o aprendizado e a vivência são potencializados”.

Para a Estudante do Curso Técnico em Aquicultura, Kamyla Araújo, a atividade significa um  momento diversificado. “Tem sido muito bom participar da Mostra, nós estamos aprendendo bastante”, afirma. O integrante da Comissão Organizadora do Evento, professor Clóvis Brondani, destaca o engajamento dos alunos no processo de organização do evento. “Estamos satisfeitos pela 1ª Mostra ter tido lotação de inscritos em todas as oficinas e palestras, os alunos realmente demonstraram muito interesse”.

Após a abertura oficial a programação contou com a palestra “Educação profissional em debate: desafios do IFPR no Litoral Paranaense”, com a professora Angela Massumi Katuta, da UFPR Litral. Estiveram presentes na abertura  Maria Helena, da Fundação Municipal de Cultura, Luiz Afonso Silveira, representante do Prefeito de Paranaguá e o professor Padre Sérgio Campos, reitor do Santuário do Rocio.

A Mostra está organizada em nove eixos:

Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável
Trabalho e Inclusão Social
Educação e Cidadania
Cultura e Sociedade
Direitos Humanos e Justiça
Tecnologia e Produção
Gestão Institucional e Escolar

O quê: 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Paranaguá
Quando: de 02 a 04 de dezembro de 2009.
Onde: Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá
Rua Antonio Carlos Rodrigues, 453 Bairro Porto Seguro Paranaguá-PR