10 projetos do IFPR são premiados na X edição da Ficiencias – Instituto Federal do Paraná

FIciencias

10 projetos do IFPR são premiados na X edição da Ficiencias

A participação e premiação de estudantes e professores do IFPR na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) já é uma tradição. Desde a primeira edição do evento, em 2011, há projetos representando diferentes campi da instituição. E, este ano, não foi diferente. Na 10ª edição da feira, 10 projetos dos campi Campo Largo e Paranaguá foram premiados, sendo três primeiras colocações, três segundos lugares e quatro terceiros. O projeto “A bioética como instrumento de crítica às políticas públicas em saúde reprodutiva feminina e educação sexual no Brasil”, do Campus Campo Largo, além da premiação do 1º lugar, ganhou a inscrição para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) em 2022. Confira a lista completa abaixo.

O evento aconteceu de forma virtual de 9 a 12 de novembro e, do Campus Paranaguá, participaram sete projetos nas áreas da Engenharia, Ciências Humanas e Ciências Biológicas. Os campi de Campo Largo e Jacarezinho apresentam dois projetos cada, nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra e Engenharia.

Apoio institucional – Os projetos participantes contam com apoios institucionais de formas variadas, sendo alguns contemplados por meio de editais de programas específicos, como o trabalho “A problemática da pobreza menstrual: construção de protótipo para produção de absorventes de baixo custo”, do Campus Campo Largo, que foi contemplado no Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pradi), fomentado pela Agência de Inovação (Agif) da Proeppi. No mesmo campus, outras duas alunas premiadas são bolsista do Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos do IFPR (PIDH).

Confira os premiados:

Campus Campo Largo

1º Lugar em Ciências Sociais Aplicadas
Estudantes: Ana Luiza Goularte da Silva, Julia Vitória Bianco e Laura Pelizzari
Orientadora: Angélica Antonechen Colombo

1º Lugar Desenvolvimento Sustentável – Perspectiva Social
Estudantes: Anabelle Medeiros Barbosa e Jayane Wiezbicki
Orientadora: Angélica Antonechen Colombo

3º lugar em Ciências Humanas
“Mulheres no mundo da ciência: a trajetória de Trotula de Ruggiero na Alta Idade Média”
Estudante: Maria Luiza Jaszczerski
Orientadora: Júlia Glaciela da Silva Oliveira

Campus Paranaguá

1º Lugar na Categoria Desenvolvimento Sustentável – Perspectiva Econômica
“Sistema de reaproveitamento de águas residenciais”
Estudantes: Hans Emsters, Pedro Lucas Morim Dos Santos e Raquel Valicziki Fernandes.

2º Lugar na Categoria Desenvolvimento Sustentável – Perspectiva Econômica
“Aprimoramentos para painéis fotovoltaicos a fim de promover um aumento da adesão e eficiência de seu uso no litoral”
Estudantes: Felipe Rodrigues Lazzarotto, Mario Pereira Lagos Neto e Pedro Lucas Gonçalves Lussani

2º Lugar na Categoria Desenvolvimento Sustentável – Perspectiva Ambiental