Professor de História realiza pesquisa em cemitérios de Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Professor de História realiza pesquisa em cemitérios de Curitiba

Publicado em

Copiado!

Levar os alunos para uma aula de história no cemitério. Esta é a proposta do professor de história Edilson Aparecido Chaves, do IFPR – Câmpus Curitiba. A ideia, de tão inusitada, se tornou pauta do jornal Gazeta do Povo com o título “Jovens aprendem História no cemitério”. Cerca de 70 alunos matriculados nos cursos Técnico em Processos Fotográficos e Técnico em Informática participam da pesquisa com esta temática.

Além da pesquisa teórica, os alunos são orientados a realizar  entrevistas com especialistas, visitas aos túmulos do Cemitério Municipal São Francisco de Paula com um dos quatro professores que participam do projeto e fotografias. A intenção é de que, no final, a pesquisa, que irá envolver outras turmas de alunos,  resulte na elaboração de um livro eletrônico.

Também foi dos professores de história do Câmpus Curitiba – Ederson Santos Lima, Denilson Schena e Edilson Chaves – a iniciativa de realizar, nos dias 17 e 18 de outubro, a I Semana de História com foco em temas ligados à cultura: cinema, música e fotografia bem como, temáticas tradicionalmente ligadas à História, como II Guerra Mundial e aspectos da arqueologia. O evento teve  participação de palestrantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paranpa (PUC-PR), Centro Europeu, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Unespar) e Instituto Federal Catarinense (IFC).  Além das palestras, o evento contou com a projeção de filmes, documentários e música.

Topo