IFPR conquista 26 medalhas nos JIF Sul e classifica 11 estudantes-atletas para os Jogos Nacionais – Instituto Federal do Paraná

Notícias

IFPR conquista 26 medalhas nos JIF Sul e classifica 11 estudantes-atletas para os Jogos Nacionais

Publicado em

Copiado!

Com oito medalhas de ouro e um total de 26 medalhas conquistadas, o IFPR faz excelente participação nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF Sul) e classifica 11 estudantes-atletas para o JIF Nacional 2016.

Na edição deste ano, os estudantes-atletas do IFPR conquistaram ouro nas modalidades de xadrez feminino, tênis de mesa feminino individual, em equipe e em duplas, além de três medalhas de ouro no atletismo feminino e uma no atletismo masculino, ficando com o 2º lugar no atletismo feminino geral e 3º lugar no atletismo masculino geral dos JIF Sul 2016.

Confira os medalhistas:

Xadrez feminino: 1º lugar em equipe (Miriã dos Santos, Maryana Ferreira da Silva, Fernanda Ferreira de Lima, Andrieli Parolin e Julia Uenojo – campi de Irati, Londrina, Paranaguá e Paranavaí);
Xadrez feminino: 2º lugar individual (Fernanda de Lima – Campus Paranavaí);
Tênis de mesa feminino: 1º lugar em equipe (campi de Cascavel, Curitiba, Londrina e Umuarama);
Tênis de mesa feminino: 1º lugar dupla (Gabriela Adriele Pereira da Silva, Vitória Milena Alves de Souza  – campi de Curitiba e Londrina, respectivamente);
Tênis de mesa feminino: individual (Gabriela Pereira da Silva – Campus Curitiba);
Tênis de mesa feminino: 2º lugar individual (Vitória Milena Souza – Campus Londrina);
Voleibol feminino: 2º lugar (campi de Assis Chateaubriand, Irati e Foz do Iguaçu);
Handebol feminino: 3º lugar (campi de Assis Chateaubriand, Ivaiporã e Paranavaí);
Tênis de mesa masculino: 3º lugar em equipe (campi de Assis Chateaubriand, Cascavel e Curitiba).

Atletismo feminino:

800 metros rasos: 1º lugar (Milena Ciona – Campus Irati);
Arremesso de disco: 1º lugar (Giovanna Hayden – Campus Curitiba);
Lançamento de dardo: 1º lugar (Giovanna Hayden – Campus Curitiba);
Arremesso de peso: 3º lugar (Giovanna Hayden – Campus Curitiba);
1500 metros rasos: 2º lugar (Pâmela Rodrigues – Campus Londrina);
Salto em distância: 3º lugar (Gabriela Correa – Campus Foz do Iguaçu);
200 metros rasos: 3º lugar (Gabriela Correa – Campus Foz do Iguaçu);
800 metros rasos: 3º lugar (Pâmela Rodrigues – Campus Irati).

Atletismo Masculino:

800 metros rasos: 1º lugar (Gabriel Rehbein – Campus Colombo);
Salto em altura: 3º lugar (Gabriel Rehbein – Campus Colombo);
Lançamento de disco: 3º lugar (Cipriano Limas de Oliveira Junior – Campus Foz do Iguaçu);
Arremesso de peso: 3º lugar (Cipriano Limas de Oliveira Junior  – Campus Foz do Iguaçu);
400 metros rasos: 3º lugar (Adiel Zanella – Campus Coronel Vivida);
5000 metros rasos: 3º lugar (Guilherme Henrique dos Santos – Campus Coronel Vivida);
1500 metros rasos: 3º lugar (Jean Lucas Alves – Campus Cascavel);
Lançamento de dardo: 3º lugar (Alessandro de Matos Padilha – Campus Cascavel);
Salto triplo: 3º lugar (Douglas Castanho Mendes Ferreira – Campus Londrina).

Organizada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), a edição de 2016 dos JIF Sul foi realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, no Complexo Esportivo do Sesi – Centro Esportivo Bernardo Werner, em Blumenau (SC).

A coordenadora de Eventos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino, Aparecida Bernardete Gaion, comemora o resultado obtido, que classificou 10 estudantes-atletas do IFPR para os Jogos Nacionais. “O resultado positivo dos Jogos foi o reflexo do talento dos nossos estudantes, somado ao esforço coletivo dos nossos professores em dar o seu melhor. Este ano não tivemos nenhum problema disciplinar, de ordem técnica, ou de logística, o que consideramos um avanço muito grande, já que um evento desse porte é algo bastante complexo e é comum acontecer algum imprevisto”, afirma.

Bernardete enfatiza o bom relacionamento entre os participantes como um dos maiores segredos do sucesso do IFPR nos jogos. “O clima positivo da equipe, o relacionamento excelente entre os participantes, o grupo reunido por um mesmo propósito, professores que realmente trabalham pelos seus alunos, tudo isso é um diferencial nosso”, explica.

A coordenadora ressalta que todos finalizaram essa edição dos Jogos muito motivados, com muita vontade de fazer acontecer e dispostos a implementar ações de treino, centros de treinamento das modalidades esportivas e desenvolver uma preparação de rendimento dos estudantes. “Precisamos pensar o esporte no IFPR de maneira voltada ao rendimento. Como expectativa para o próximo ano, podemos afirmar que muita coisa boa virá pela frente em termos de esporte no Instituto”, conclui.

Foram aproximadamente 800 participantes, representando o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Participaram do evento 128 estudantes e 18 servidores do IFPR, envolvendo os campi de Assis Chateaubriand, Astorga, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama.

Estiveram presentes os professores Wagner Fernandes Pinto, Vera Lúcia Medeiros de Albuquerque Azambuja, Talita Stresser de Assis, Washington Costa, Renato Luiz do Nascimento, Guilherme da Silva Gasprotto, Camila Castelo Branco de Almeida Porto, Marco Antônio Lima Rizzo, Arthur Garcia Salles, Luiz Diego Marestoni, Washington Costa, Roger Adriano Bressani Mazur, Valério Brusamolin, Emilio Rudolfo Fey Neto, Nelma Lopes Araujo e Franciele Fernandes Baliero.

O pró-reitor de Ensino do IFPR, Sérgio Garcia dos Mártires, parabeniza e agradece a todos os estudantes e professores que dignificaram a participação do IFPR no JIF Sul 2016.

Confira o vídeo da abertura dos JIF Sul.

Para  acesso à tabela dos jogos, ao regulamento e aos boletins de resultados, acesse a página dos JIF Sul.

Em 2015

No ano passado, o evento foi realizado em Novo Hamburgo (RS), do qual participaram mais de 750 alunos, vindos dos seis institutos federais da região sul do país.

 

Topo