Estudantes se reúnem no IFPR para instaurar Comissão de Acompanhamento das Relações Estudantis – Instituto Federal do Paraná

Estudantes de organizações estudantis do Instituto Federal do Paraná se reuniram na Reitoria nesta quinta-feira (15) para instaurar a Comissão de Acompanhamento das Relações Estudantis.

A Comissão prevê dois estudantes como membros titulares e dois suplentes de Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos, e a mesma quantidade de Grêmios Estudantis.

Na parte da manhã fizeram um balanço da atual situação das agremiações no IFPR. No período da tarde, o grupo se dividiu entre os secundaristas, discentes do Ensino Médio, e universitários, alunos do Ensino Superior, para realizar a escolha dos nomes de maneira democrática.

Os secundaristas debateram entre os presentes e via videoconferência, soluções para promover mais unificação entre os campi e para não haver centralização das demandas e informações. Considerando a ausência de 12 campi, foram decididos representantes interinos, para depois haver uma votação mais ampla, objetivando a participação das 25 unidades. São eles: Mateus Daltoe, do Campus Assis Chateaubriand, João Henrique Valadão, de Irati; e suplentes: Guilherme Braga, de Londrina e Lucas Schneider, de Colombo.

Klaus Foguel, aluno do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil Iandé do Campus Paranaguá, acredita que esse é um passo muito grande para a Instituição: “Primeiro porque estamos começando uma ação que, espero, se naturalize no IFPR, que é de unificação do movimento estudantil e também estamos chegando a 10 anos de Instituto e esta é a primeira vez que sentamos com dirigentes locais para discutir nossas pautas”.

Os universitários também realizaram as indicações de forma provisória: do Campus Paranaguá, Brenda da Silva, de Palmas, Samuel Pimenta; e suplentes Izabela Marinho, de Curitiba e Caroline de Souza, de Palmas. A participação em reuniões será rotativa, alternando entre titulares e suplentes. Este grupo levantou algumas demandas das unidades, como a questão de infraestruturas e acesso a bolsas.

Ambos grupos sugeriram a realização de um congresso para debate geral e ampla participação dos campi do IFPR.

Izabela Marinho, aluna do curso de Gestão Pública do Campus Curitiba, destaca a importância desse momento: “é muito importante esse espaço que democratiza a gestão do Instituto e dá voz aos estudantes”.

Na ocasião estiveram presentes representantes dos campi Assis Chateaubriand, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Irati, Ivaiporã, Jaguariaíva, Londrina, Paranaguá, Palmas, Pitanga, alguns via videoconferência.

Além dos alunos e membros da Comissão, os pró-reitores do IFPR marcaram presença na abertura da reunião e técnicos-administrativos e docentes dos campi Assis Chateaubriand, Londrina e Pitanga vieram a Curitiba acompanhar os alunos menores de idade. O Reitor Pro Tempore conversou com os estudantes via videoconferência.

O Diretor da União Paranaense dos Estudantes (UPE), André Cavalheiro, e um representante da categoria dos discente do Conselho Superior do IFPR (Consup), Bernardo Szvarça, foram convidados para observar e garantir a transparência. André ressaltou o processo democrático da reunião, enquanto Bernardo destacou o marco histórico de uma reunião só com estudantes realizada na sala do Consup.

A Comissão de Acompanhamento das Relações Estudantis foi instituída em 14 de outubro de 2016 pela Portaria nº 1447 visando otimizar o diálogo com os estudantes do IFPR. Ela é composta por membros da Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, Gabinete do IFPR, comunidade externa, Diretórios e Centros Acadêmicos. Interessados podem entrar em contato através do e-mail relacoesestudantis@ifpr.edu.br.