Nesta sexta (25) e sábado (26) Curitiba será invadida por robôs – Instituto Federal do Paraná

Nesta sexta (25) e sábado (26) Curitiba será invadida por robôs

Será realizada, nesta sexta (25) e sábado (26), em Curitiba, a terceira edição do Salão de Robótica. O evento integra uma série de competições, entre elas a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e reúne estudantes, pesquisadores e entusiastas da disciplina. A entrada é gratuita e o evento é aberto à comunidade.

Além das competições da OBR, quem visitar o Salão de Robótica poderá assistir às disputas do Combate de Robôs; Sumô de Robôs; Cabo de Guerra de Robôs; aos Robôs Seguidores de Linha, além de poder participar de palestras e cursos da área.

De acordo com o professor Marcos Laureano, docente do IFPR e um dos coordenadores do evento, o Salão já é o maior evento de Robótica do Sul do país. “O objetivo é fomentar a disciplina e promover o intercâmbio entre professores, estudantes e instituições”, explica.

“A cada ano temos recebido mais participantes e visitantes e isso nos anima a continuar aperfeiçoando o evento”, comenta Marcos Laureano, adiantando que, para as próximas edições, a organização pretende adicionar ao Salão um caráter ainda mais científico, por meio da criação de mostras, publicação de artigos e apresentações de trabalhos. “Além disso, a ideia é aumentar a quantidade de categorias nas competições, até mesmo porque já temos muitas solicitações nesse sentido”, afirma.

Maior etapa estadual da OBR

Com recorde de inscrições, neste ano a OBR do Paraná será a maior etapa estadual da Olimpíada (entre todas as demais unidades da Federação) em número de arenas simultâneas. Entre técnicos, professores e alunos, são cerca de mil participantes. Esse número corresponde a 279 robôs (equipes), que competirão em 18 arenas montadas na sexta e em 15 estruturadas no sábado.

Além das competições, também haverá uma prova teórica, que é aplicada, simultaneamente, em todos os estados. Essa prova, assim como a competição entre robôs (parte prática), também vale classificação para a etapa nacional da OBR, que, em 2017, será realizada em Curitiba, na sede da Fiep, no mês de novembro.

Na OBR, os robôs competem na modalidade “Seguidores de Linha” e devem realizar o resgate de vítimas em um cenário que imita desastres naturais.

Combate de robôs

Apelidado de “UFC de robôs”, na categoria Combate o objetivo de cada equipe é o de incapacitar o robô adversário. Estão inscritas 18 equipes, responsáveis por robôs que participam de diferentes competições nacionais nessa modalidade. Os combates serão realizados no sábado.

Seguidor de linha

Na categoria Seguidor de Linha (que está presente na etapa estadual da OBR e também em uma categoria à parte no Salão de Robótica), os robôs precisam cumprir, no menor tempo possível, o trajeto em uma pista pré-determinada às vésperas da competição. Para isso, as equipes precisam trabalhar com conceitos e habilidades que dizem respeito à Programação e à Mecânica. Mais de 20 equipes já confirmaram inscrição nesta categoria. As disputas serão no sábado.

Sumô de robôs

No Sumô de Robôs, o objetivo da disputa é empurrar o adversário para fora da arena. Nesta categoria, serão pelo menos sete equipes competidoras. As lutas serão realizadas no sábado.

Cabo de guerra

O Cabo de Guerra de Robôs tem 13 equipes inscritas. Todas elas são compostas por professores e alunos de escolas municipais de Curitiba que recebem apoio de um projeto de Extensão do IFPR, o qual conta com a participação de docentes e estudantes da instituição. Como na brincadeira “tradicional”, vence o jogo o robô que puxar o adversário para o seu lado da arena.

Conhecimento estratégico

Nas diversas categorias que serão apresentadas no Salão de Robótica, os alunos e professores aprendem e aplicam conceitos que têm, por exemplo, viabilizado inovações tecnológicas diversas, como o carro autônomo, engrenagens e mecanismos mecânicos, programação de máquinas, entre outras soluções que são de interesse, principalmente, da indústria.

Organização

O Salão de Robótica é organizado por pesquisadores do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Multiplano Produtos Educacionais.

Fotos

Confira mais imagens do Salão de Robótica e da etapa estadual da OBR na página do IFPR no Facebook.

O quê: Salão de Robótica
Quando: 25 e 26 de agosto de 2017
Horário: das 8h às 18h, nos dois dias.
Onde: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.
Site do evento: https://www.salaoderobotica.org.br/