Servidores do IFPR, UTFPR e UFPR terão acesso à sistema integral de atenção à saúde – Instituto Federal do Paraná

Servidor

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram um acordo de cooperação técnica para a instituição da 30ª unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor (SIASS) no Brasil.

O acordo de cooperação técnica entre as três instituições federais de ensino foi  assinado pelo reitor do IFPR  Luiz Gonzaga Alves de Araújo, pelo reitor da UTFPR, Eduardo Cantarelli e pelo reitor da UFPR,  Zaki Akel Sobrinho, na sexta-feira (18).

O objetivo do SIASS é promover ações de atenção à saúde do servidor, reduzindo, entre outros índices, o de absenteísmo e de aposentadorias precoces (todas aquelas que não são decorrentes de tempo de contribuição ou compulsórias). Com o Subsistema, por exemplo, será possível mapear as doenças que mais acometem os servidores e realizar ações para combatê-las.

Segundo o coordenador da unidade do SIASS no Paraná, Vicente Pólli, serão atendidos cerca de 16 mil servidores públicos ativos e inativos, dependentes e temporários das três instituições.

Todos os exames admissionais, periódicos e perícias médicas para licenças decorrentes de tratamento de saúde e aposentadorias precoces serão centralizados no SIASS. Segundo Pólli, a atenção à saúde passa a ser integral, ou seja, o servidor não será apenas periciado, ele será assistido.

O reitor do IFPR, Luiz Gonzaga Alves de Araújo, lembrou das dificuldades anteriores ao SIASS, em que cada instituição agia de forma isolada, “muitas vezes com apenas um servidor para atender todo o quadro de funcionários”.

O reitor Cantarelli enfatizou que é fundamental cuidar da saúde dos servidores, para que se sintam valorizados. Já o reitor da UFPR, Zaki Akel, aproveitou a ocasião para ressaltar a parceria entre as três instituições.

Também estiverem presentes no evento o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva, o diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, da Secretaria de Recursos Humanos do MPOG, Sérgio Carneiro, além de outros dirigentes das três instituições.

Endereço
A unidade que atenderá a UTFPR, UFPR e IFPR funcionará, temporariamente, no prédio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPR (localizada na Rua Dr. Faivre, 590, no Centro de Curitiba), até que a sede própria fique pronta no Centro Politécnico da UFPR. A outra unidade do SIASS, em Curitiba, atende os demais órgãos federais do Paraná e está localizada no prédio do INSS (Rua Cândido Lopes).

Informações: UTFPR.