Três novos cursos do IFPR atendem 27 mil alunos em 305 municípios – Instituto Federal do Paraná

Três novos cursos do IFPR atendem 27 mil alunos em 305 municípios

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio do Núcleo de Educação a Distância (EAD), deu início, na noite desta segunda-feira (22), em Curitiba, ao processo de instalação de três novos cursos técnicos: Meio Ambiente, Logística e Segurança no Trabalho. A aula inaugural – para o curso técnico em Meio Ambiente – foi transmitida por satélite para os polos dos estados do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Bahia e Piauí.

De acordo com o reitor do IFPR, Irineu Colombo, os cursos da rede e-Tec Brasil resultam da parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), universidades, institutos federais e secretarias estaduais e municipais de educação. “A rede e-Tec Brasil tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso da população a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos”, disse Colombo.

Para Flávio Arns, secretário de Educação e governador em exercício do Paraná, o ensino a distância tem a seu favor a possibilidade de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo e de acordo com a vocação e necessidades dos municípios. “Outro fator importante é que os cursos estão sendo oferecidos por uma instituição com a credibilidade do IFPR e suporte do MEC”, destacou Arns.

“No total, junto com os cursos já oferecidos por nós, são 35 mil alunos que estão tendo a oportunidade de ter um ganho na qualificação profissional”, informou o professor José Carlos Ciccarino, diretor geral do EAD-IFPR. “Hoje, também estão aderindo a este modelo de educação a distância, os institutos federais Fluminense, Acre e Sertão Pernambucano”, completou Ciccarino.

Nesta quarta e quinta-feira (24 e 25) acontecem as aulas inaugurais dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Logística, respectivamente, com início previsto para às 19h. Também participaram da aula inaugural: professora Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do EAD-IFPR; professor Ricardo Herrera, diretor de Administração e Planejamento do IFPR; professora Cristina Maria Ayroza, coordenadora Pedagógica do EAD-IFPR; professor Adriano Stadler, coordenador do curso de Logística; professora Carmem Ballão, coordenadora do curso em Meio Ambiente; e professor César Silva, vice-coordenador do curso em Meio Ambiente.

Fonte: EaD – IFPR