Curso Técnico de Telecomunicações em Curitiba inaugura dois laboratórios – Instituto Federal do Paraná

Curso Técnico

Curso Técnico de Telecomunicações em Curitiba inaugura dois laboratórios

Na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, às 19h30, o IFPR Curitiba inaugura dois laboratórios para atender aos alunos do curso Técnico Subsequente  em Telecomunicações. O evento será na sede localizada na Salgado Filho, 1474. Os laboratórios são resultado de uma parceria com a iniciativa privada.

O primeiro laboratório, de Sistemas de Televisão, Dados e Telefonia Digital, conta com o apoio da NET Paraná. Já o segundo, de Sistemas de Telefonia e Segurança Patrimonial, é uma parceria com a Intelbras. De acordo com o professor Alvaro Cantieri, coordenador do curso, os laboratórios foram cedidos como forma das empresas apoiarem a capacitação de mão-de-obra nas suas áreas de atuação, dentro do currículo do curso de Telecomunicações, contando com equipamentos de última geração para estes treinamentos. “O aluno terá contato exatamente com a mesma infraestrutura com a qual irá trabalhar depois de formado, aumentando significativamente sua qualificação”, enfatiza.

Benefícios para a aprendizagem dos alunos

Outra vantagem de contar com os laboratórios e em ter um estreito relacionamento com as empresas é o fato de aproximar a formação dos alunos do que o mercado de trabalho está exigindo dos profissionais. “O curso já abriu portas para muitos dos alunos matriculados”, destaca o professor Cantieri. “Muitos receberam promoções e outros estão sendo contratados para trabalhar em áreas técnicas. Atualmente todos os nossos estudantes estão empregados na área”. O coordenador destaca ainda que atualmente não existem no Paraná outros laboratórios deste porte montados pelas duas empresas. “O investimento da NET Paraná e da Intelbrás é próximo de um milhão de reais em equipamentos”, enfatiza.