Pesquisa sobre integridade visa compreender percepção do tema no IFPR
Publicado em
Está aberta, até 7 de novembro, pesquisa sobre a percepção do tema integridade no IFPR. Rápido de ser respondido, o formulário é aberto a todos os servidores públicos federais, inclusive os do IFPR, que estão convidados a participar, e é possível preenchê-lo anonimamente.
A pesquisa é desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU). A ação faz parte da campanha #IntegridadeSomosTodosNós com o tema “Riscos para a Integridade”.
Mas o que é integridade e quais os riscos?
Integridade pode ser definida, neste contexto, como uma qualidade daquele que se comporta de maneira correta, honesta e contrária a atos ilícitos. Quando há risco para a integridade de um órgão público, há a possibilidade de evento de corrupção, fraude, irregularidade ou desvio ético/de conduta que venha a impactar o cumprimento dos objetivos institucionais.
A quebra da integridade, de modo geral, é um ato humano, quase sempre intencional, envolve uma afronta a pelo menos um dos princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e envolve alguma forma de deturpação, desvio ou negação da finalidade pública ou do serviço público a ser entregue ao cidadão.
São exemplos de riscos para a integridade do IFPR: assédio moral, conflito de interesses, nepotismo, pressão interna ou externa ilegal ou antiética para influenciar agentes públicos, solicitação ou recebimento de vantagem indevida e utilização de recursos públicos me favor de interesses privados
Integridade no IFPR
O IFPR possui um Escritório de Governança, Riscos e Processos (EGRP) que atua na coordenação e orientação da Governança, Gestão de Riscos, Integridade e Processos Internos do IFPR e realiza também o mapeamento, modelagem e padronização dos processos da Reitoria e dos campi.
Em 2018, foi aprovado o Plano de Integridade do IFPR:
Por isso é muito importante que os servidores respondam ativamente a pesquisa. Participe!
Consultas sobre o tema podem ser enviadas para: governanca@ifpr.edu.br.
Quer saber mais?
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o assunto!
- Página Governanças, Riscos e Processos do site do IFPR
- Manual de Gestão de Riscos do TCU
- Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017 (dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional)
- Decreto nº 10.756, de 27 de julho de 2021 (institui o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal)
- Código de Ética do Servidor Público Federal