IF Sudeste MG lança evento nacional centrado nos afrobrasileiros e indígenas – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

IF Sudeste MG lança evento nacional centrado nos afrobrasileiros e indígenas

IFPR está participando da Comissão Organizadora do evento

Com o tema A Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”, o IF Sudeste MG sediará o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade) que será realizado nos dia 14 a 16 de setembro de 2023.

“A realização do ENNEABI no IF Sudeste MG mostra o quanto estamos trabalhando para assumir essas pautas históricas das populações invisibilizadas, permitindo por meio de ações afirmativas que essas populações negras, indígenas e quilombolas assumam um protagonismo na instituição”, ressalta o reitor IF Sudeste MG, André Diniz que trouxe as ações afirmativas como uma de suas principais pautas de gestão.

A comissão organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, professora Rosana Machado, primeira Pró-Reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país, incluindo a participação do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Em memória à morte de Marielle Franco, a comissão organizadora lançou oficialmente nesta terça-feira, dia 14 de março, o site oficial do evento, bem como a identidade visual do evento. O evento conta ainda com o apoio oficial do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal).

Confira o site oficial do evento.

“Precisamos reconhecer o importante papel que esses núcleos de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABs e NEABIs) tem dentro da Rede Federal. Fazemos parte de bancas de heteroidentificação, que dão acesso e direto às vagas por cotas raciais, promovemos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e ainda ações que visam combater o racismo institucional no ambiente escolar. Sediar esse evento nacional aqui será uma importante missão”.