VIDA PLENA IFPR — Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar – Instituto Federal do Paraná
capa

Página do Servidor

Página do Servidor VIDA PLENA IFPR — Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar

VIDA PLENA IFPR — Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar

Conheça o programa

O ambiente de trabalho, além de ser um espaço de produção e desenvolvimento, também tem o potencial de se transformar em um catalisador para a promoção da saúde e do bem-estar. O Instituto Federal do Paraná (IFPR), ciente dessa realidade, acaba de lançar o VIDA PLENA IFPR, um Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar para seus servidores, alinhado com diretrizes federais e com foco na construção de uma cultura organizacional que valorize a saúde mental e física.

Com base em normativas como o Decreto nº 6.833/2009 e a recente Lei nº 14.681/2023, o IFPR está dando um passo importante para a implementação de ações que promovam a saúde dos seus servidores. A nova iniciativa visa criar um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado, ao mesmo tempo em que cumpre as exigências legais para garantir a saúde e o bem-estar dos profissionais da instituição.

O Contexto Atual e a Importância do Programa

Nos últimos anos, o mundo enfrentou desafios sem precedentes, desde a pandemia de COVID-19 até crises ambientais e políticas. Esses fatores, somados ao ritmo acelerado das mudanças no mundo do trabalho, têm colocado a saúde mental em evidência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apresenta índices preocupantes: 5,8% da população sofre de depressão e 9,3% enfrenta algum tipo de transtorno de ansiedade.

Diante dessa realidade, o IFPR reconhece que o trabalho, apesar de ser uma fonte de benefícios, como interação social e propósito, também pode ser uma fonte de estresse e desgaste. Por isso, o VIDA PLENA IFPR — Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar surge como uma resposta às necessidades dos servidores, promovendo atividades de prevenção e cuidado com a saúde, de modo a minimizar os impactos negativos do ambiente de trabalho na saúde mental e física.

Objetivos e Metas do Programa

O programa tem como objetivo geral criar uma cultura de saúde e bem-estar no IFPR, garantindo que suas estruturas, políticas e práticas estejam alinhadas para apoiar a promoção da saúde entre os servidores. Entre os objetivos específicos, destacam-se:

• Promover ações educativas e de conscientização sobre saúde e qualidade de vida.
  • Fomentar um ambiente em que a saúde mental seja discutida de forma aberta.
  • Estimular hábitos saudáveis por meio de campanhas e atividades físicas.
  • Traçar o perfil epidemiológico dos servidores para direcionar ações de saúde.

Fases de Implementação e Eixos Norteadores

O  VIDA PLENA IFPR — Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar será desenvolvido em quatro fases, desde o lançamento e apresentação até a avaliação e ajustes. As ações serão guiadas por dois eixos principais: Qualidade de Vida e Promoção da Saúde. Esses eixos abordam questões como ergonomia, saúde mental, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, prevenção de doenças e estímulo a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos.

Atribuições e Compromisso Institucional

A implementação do programa é uma responsabilidade compartilhada entre a Reitoria, que tem o papel de investir em Comunicação e engajamento dos servidores, e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe),que será responsável pela gestão, execução e promoção das ações. A criação de comissões específicas e o estabelecimento de parcerias com instituições de saúde também são pontos-chave para o sucesso do programa.

O VIDA PLENA IFPR — Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar reforça o compromisso da instituição com a saúde integral dos seus servidores. Ao investir em iniciativas que promovem o equilíbrio e o bem-estar no ambiente de trabalho, o IFPR espera criar uma cultura organizacional mais saudável, refletindo positivamente no desempenho e na qualidade de vida de todos.