15 de Outubro: Dia dos Professores e das Professoras! – Instituto Federal do Paraná

dia do professor

15 de Outubro: Dia dos Professores e das Professoras!

dia dos professores

Hoje é celebrado o Dia dos Professores e das Professoras!

A data é feriado escolar nacional, criado pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo Presidente João Goulart. No calendário acadêmico de 2024 esse feriado foi remanejado para o dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, conforme Resolução CONSUP/IFPR Nº 142, DE 28 DE setembro DE 2023.

Sua origem, entretanto, remonta aos tempos de Brasil Imperial.

A origem

Tudo começou em 15 de outubro de 1827, dia consagrado à Santa Teresa D’Ávila, Padroeira da Educação. Nessa data, o imperador do Brasil, D. Pedro I, baixou um Decreto Imperial criando o então Ensino Elementar no país. O Decreto determinava, já em seu artigo 1º, que as escolas deveriam ensinar aos meninos leitura, escrita, operações básicas de matemática e geometria. Para as meninas determinava, além da alfabetização, o ensino de prendas, como a costura e o bordado.

O Decreto também obrigava a que cada município brasileiro tivesse uma Escola de Primeiras Letras (o hoje Ensino Fundamental). Além disso, abordava a descentralização do Ensino e estipulava o salário e a forma de contratação dos professores da época.

Cento e vinte anos depois

Em 1947, um professor de São Paulo chamado Samuel Becker teve a ideia de utilizar a data de 15 de outubro para, junto com um grupo de educadores, organizar um dia de folga em que se pudesse descansar da extensa jornada letiva e se refletisse sobre o período escolar até o fim do ano. No início das comemorações o feriado que conhecemos hoje ainda não existia. Alunas e alunos levavam doces de casa e, em vez de aula, havia uma confraternização entre educadores e educandos.

A celebração proposta pelo professor Becker se espalhou pelo país. Em 1948, a data foi oficializada no estado de Santa Catarina por um Projeto de Lei criado por Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no Brasil, que regulamentou o feriado no estado (Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948). Alguns anos mais tarde, em 1963, o Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro, assinado pelo então Presidente da República, João Goulart, estabeleceu o Dia dos Professores e das Professoras como feriado escolar em todo o país.

Palavras do Reitor do IFPR

Neste Dia dos Professores e das Professoras, o Reitor do Instituto Federal do Paraná, Professor Doutor Adriano Willian da Silvia Viana Pereira, cumprimenta os e as docentes do IFPR:

Nesse dia tão especial em que celebramos o Dia dos Professores e das Professoras, nosso agradecimento e reconhecimento pelo trabalho de todas e de todos que fazem a transformação através da educação profissional ofertada no IFPR. Ressaltamos nosso compromisso de atuarmos em prol de uma Educação Profissional emancipadora e pautada no trabalho como princípio educativo. Parabéns colegas docentes do IFPR!

Nos perfis oficiais do IFPR no Instagram (@ifpr.oficial) e no Facebook, você conhece um pouco mais dos nossos professores e professoras, que contam como e por que escolheram ser docentes e o que mais gostam na profissão.

A todos os Professores e a todas as Professoras do país fica a nossa homenagem!