Publicado em
Nos dias 01 e 03 de julho estudantes da rede municipal, estadual e particular de Paranaguá poderão conhecer a história da Roma antiga de forma diferenciada. Trata-se de uma exposição que reúne cerca de 30 maquetes elaboradas pelos alunos do Campus de Paranaguá do Instituto Federal do Paraná. O evento é multidisciplinar, envolvendo habilidades técnicas, artísticas com conhecimentos históricos. A visitação está aberta para as escolas locais das 13 às 17h30.
De acordo com o professor de história e coordenador do projeto, Ezequiel Westphal, os estudantes abordam a civilização romana nos aspectos culturais, arquitetônicos e históricos. “O objetivo do projeto é promover a formação humana dos estudantes. A produção das maquetes é interessante porque envolve conhecimentos de diversas áreas e propicia a integração entre eles e a comunidade”, explica. As maquetes foram feitas com materiais recicláveis, como papel jornal, revista, isopor e caixas de papelão.
Para a coordenadora pedagógica do Campus, Luciana Milcarek, o projeto é mais do que uma exposição de trabalhos. “É a oportunidade que os estudantes têm para desenvolver o conhecimento e a criatividade. Além disso, o projeto possibilita o envolvimento com a comunidade externa”, ressalta Luciana.
Oficina de maquetes
Como parte deste projeto os estudantes de arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Ana Caroline Sikorski, Gabriela Martello Maluf e Nara Mayumi Simões Flórido, e o estudante de Engenharia Civil da UFPR, Mario Eduardo Scoparo e Souza, ministraram uma oficina sobre a produção de maquetes e a utilização de materiais alternativos.
Serviço:
Data: 01 e 03 de julho de 2009
Hora: 13h30 às 17h30
Local: Campus Paranaguá – Rua Antonio Carlos Rodrigues, 453 – Porto Seguro