Publicado em
No dia 10 de julho, coordenadores institucionais do PIBID de nove instituições de ensino superior sediadas no Paraná se reuniram com a professora Eliane Vieira Rocha, superintendente de educação da Secretaria de Estado de Educação (SEED-PR). Na pauta do encontro foram debatidos assuntos relacionados à aproximação entre as ações da SEED-PR e do PIBID, programa mantido pela CAPES. Entre os temas, destacaram-se a expectativa da SEED-PR de contar com o empenho dos vários agentes escolares e universitários ligados ao PIBID para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação pública no Estado.
Divulgados recentemente, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná de 2012 (SAEP) demonstraram que o desempenho dos estudantes do ensino fundamental e médio está bem abaixo do desejável – considerados básicos e abaixo do básico, respectivamente. Também foi ressaltada pela superintendente da SEED a necessidade de inserir o PIBID nas discussões e deliberações do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente.
O principal assunto colocado em pauta pelos representantes do PIBID no Estado foram os preparativos para a realização do II Fórum de Áreas do PIBID no PR, apresentando o convite para que a superintendente e o secretário de educação tomassem parte na sessão plenária do II Fórum, ao lado de pró-reitores das IES participantes do programa. A proposta dessa sessão é abordar a temática geral do evento: “O lugar do PIBID numa política estadual de formação de professores”.
Além disso, os coordenadores se dispuseram a comparecer ao Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente e constituir um grupo de trabalho para estreitar o relacionamento com a SEED. Nesse sentido, ao final do encontro ficou acordado que, no mês de agosto, estará em funcionamento uma página do PIBID no site geral da SEED, com a colaboração de todos os PIBID do Estado. O programa está implantado em 13 instituições de ensino.
Além da professora Eliane Vieira Rocha, participaram da reunião o diretor de Políticas e Programas Educacionais da SEED, professor Eziquiel Menta e os professores coordenadores institucionais do PIBID: Maria Lucia Buher Machado (IFPR), Carla Holanda da Silva (UENP), João César Guirado (UEM), Ana Lúcia Bacon (UEPG), Awdry Miquelin (UTFPR), Karina Beckmann (UNICENTRO), Márcia Stentzler (UNESPAR), Dulcineia Galliano (UNESPAR), Eduardo Barra (UFPR) e Vera Lucia de Oliveira Bahl (UEL).
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Mantido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o PIBID é uma iniciativa para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas aos alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Objetivos do Programa
• Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
• Contribuir para a valorização do magistério;
• Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
• Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
• Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
• Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Como funciona?
Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.
As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.
Modalidades de bolsa
A Capes concede cinco modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:
• Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. Valor: R$400,00 (quatrocentos reais).
• Supervisão – para professores de escolas públicas de educação básica que
supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. Valor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
• Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Permitida a concessão de uma bolsa para cada subprojeto aprovado. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
• Coordenação de área de gestão de processos educacionais – para o professor da licenciatura que auxilia na gestão do projeto na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais).
• Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid na IES. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. Valor: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
(Fonte: CAPES https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid)
Confira alguns dados do PIBID no Paraná
Mais informações: https://forumpibidpr.blogspot.com.br/
Fonte: Coordenação Institucional do PIBID do IFPR