IFPR deverá compor comitê que tratará sobre de sistemas de gestão – Instituto Federal do Paraná

Sistemas Institucionais

IFPR deverá compor comitê que tratará sobre de sistemas de gestão

Como resultado de um workshop realizado neste início de mês na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está sendo estruturado um comitê específico para tratar dos assuntos relacionados ao desenvolvimento e implantação dos Sistemas de Informação Gerencial (SIG) no que tange às especificidades das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFPR, e também outros institutos federais (IFAC, IFES, IFSC e IFPA), aderiu ao conjunto de sistemas desenvolvido, inicialmente, pela UFRN, e, agora deverá integrar este comitê.

Atualmente 36 instituições, tanto da administração direta (como ministérios e demais órgãos federais) quanto de instituições de ensino federais, integram a rede que utiliza e colabora no desenvolvimento de sistemas como o Sipac (Administração), SIGRH (Recursos Humanos) e SIGAA (Acadêmico).

O comitê específico composto por representantes da Rede Federal de EPT e da Superintendência de Informática (SINFO) da UFRN terá o objetivo de discutir prioridades, estabelecer mecanismos de cooperação continuada e tratar de assuntos técnicos referentes ao desenvolvimento, implantação e manutenção dos sistemas SIG.

“O IFPR customizou o SIGAA para a realidade dos institutos federais e essas melhorias podem interessar os demais IFs que ainda não têm sistemas acadêmicos em funcionamento ou que pretendem migrar de plataforma, por isso é importante estarmos organizados em rede, até mesmo para que sejam viáveis novas adesões”, explica o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR, Eduardo Liquio Takao.

A iniciativa de criação do comitê deve, nos próximos dias, ser apresentada aos reitores dos institutos federais, bem como ao Fórum do Gestores de Tecnologia da Informação (FORTI) e também ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

O 2º Workshop da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi realizado de 4 a 8 de novembro, em Natal (RN).

Além do diretor de TIC do IFPR, também representaram o Instituto no encontro o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Marcelo Tanaka (DTIC); a professora Luciana dos Santos Rosenau (EAD-DTIC) ; o Coordenador Geral de Secretaria Acadêmica (Proens) Ricardo Alexandre Pereira e a chefe da seção de treinamento e implantação, Giselli Felisbino (DTIC).