Estudantes do IFPR recebem medalhas de ouro, bronze e menções honrosas na IX OBMEP – Instituto Federal do Paraná

obmep

Estudantes do IFPR tiveram destaque na nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Gilmar Thomas de Araújo Júnior, do Curso Técnico em Informática Integrado do Câmpus Assis Chateaubriand, recebeu medalha de ouro, ficando em 14° lugar no Paraná e em 155° na classificação nacional. Egon Nathan Araújo e Juan Moreira, do Curso Técnico em Informática; Henrique Ribeiro, do Curso Técnico em Jogos Digitais; e Xie Jiayu, do Curso Técnico em Contabilidade, do Câmpus Curitiba, receberam medalha de bronze. Ao todo, foram entregues 499 medalhas de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze a 6 mil estudantes. A Presidenta da República, Dilma Rousseff, e o Ministro da Educação, Henrique Paim, participaram da cerimônia de entrega.

Já os estudantes Gustavo Machado e João Zampier, ambos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Câmpus Irati; Tallys Oliveira Mion, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Câmpus Londrina; e Gabriel Moreira de Souza, Mateus Osmarin e Diovane Chiaramonte, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Câmpus Paranavaí, receberam menção honrosa pela participação na OBMEP.

De acordo com a Presidenta Dilma, que discursou no evento de premiação, realizado no dia 7 de maio, a educação constitui um caminho para o crescimento e desenvolvimento do país. Ela destacou o papel dos docentes. “Para ter educação de qualidade é fundamental ter professores valorizados. Não é possível ter educação de qualidade sem professores bem pagos”, afirmou a Presidenta.

O Ministro Henrique Paim lembrou a importância da olímpíada para o desenvolvimento da matemática no Brasil, país que obteve maior crescimento nesse setor na última edição na área do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). “A olimpíada é uma política pública de educação que permite não só a formação dos professores, mas também a integração de institutos de pesquisa e ensino da matemática”, disse.

Sobre a OBMEP

Realizada desde 2005, a Obmep é um projeto de estímulo ao estudo da matemática voltado para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país. Para estimular a participação, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias de educação. A Olimpíada também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

No próximo dia 27 de maio serão iniciadas as provas da edição 2014. Diante do desempenho dos alunos em 2013, há enorme expectativa para o número de premiações dos discentes do IFPR em 2014.

Nesta edição da olimpíada, participaram 18,7 milhões de estudantes de 47,1 mil escolas públicas de todo o país. Desse total, 38.836 estudantes receberam menção honrosa.