Programa de Monitoria do IFPR abre nova chamada – Instituto Federal do Paraná

Programa Monitoria

Programa de Monitoria do IFPR abre nova chamada

Na sexta-feira, a Pró-Reitoria de Ensino (Proens) divulgou o Edital 022/2014, que abre uma nova chamada para o Programa de Monitoria do IFPR 2014. Estão disponíveis 32 vagas, distribuídas entre os 14 câmpus do IFPR. Os estudantes interessados em participar podem se inscrever até o dia 11 de julho. Para os estudantes do Câmpus Curitiba, as inscrições serão realizadas entre os dias 3 e 17 de julho, em razão do Calendário Acadêmico específico do câmpus em 2014.

O que é o Programa de Monitoria?

O Programa de Monitoria 2014 destina-se à seleção de estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores do IFPR que, preferencialmente, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para o Programa de Monitoria IFPR 2014. O programa tem como objetivo promover a permanência, a inclusão e o êxito escolar dos estudantes selecionados.

A bolsa de R$ 350 terá vigência nos meses de agosto a dezembro de 2014. O estudante-monitor selecionado desenvolverá as atividades de monitoria em período de seis horas semanais. Serão concedidas até 32 bolsas, divididas da seguinte forma entre os câmpus do IFPR:

Assis Chateaubriand: 2
Campo Largo: 2
Cascavel: 2
Curitiba: 3
Foz do Iguaçu: 2
Irati: 2
Ivaiporã: 2
Jacarezinho: 2
Londrina: 3
Palmas: 3
Paranaguá: 3
Paranavaí: 2
Telêmaco Borba: 2
Umuarama: 2

De acordo com o edital, a definição do número máximo de estudantes a serem selecionados levou em consideração um estudo detalhado, realizado pelas Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES), Diretoria de Ensino Médio e Técnic (DEMTEC) e Diretoria de Ensino Superior (DESUP), referente ao cálculo Relação Aluno/Professor de cada câmpus. No referido cálculo, foi efetuada a razão entre o número de estudantes dos câmpus, e o número de servidores docentes do câmpus em questão, além das bolsas não preenchidas na primeira chamada do Edital nº 04/2014.

Como se inscrever?

Para a inscrição, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado no curso presencial de nível médio ou de nível superior do IFPR, a partir do segundo ano. É indispensável, ainda, que o estudante tenha ao menos 75% de frequência e disponibilidade de seis horas semanais para desenvolver as atividades de monitoria. É preciso que o estudante tenha sido aprovado no componente curricular que caracteriza a área de monitoria pretendida, com conceito não inferior a “B”.

Estudantes que são beneficiários do Programa de Auxílio Complementar ao Estudante (PACE), bem como estudantes que não possuem auxílio algum, poderão solicitar bolsa no Programa de Monitoria IFPR 2014. Não poderão participar os estudantes que recebem outro tipo de bolsa do IFPR. Outras condições estão descritas no item 4 do Edital 022/2014.

Para a inscrição, o estudante deverá preencher o Formulário de Inscrição presente no ANEXO I e reunir a documentação descrita no ANEXO II do Edital 022/2014, de acordo com sua situação socioeconômica. Todos os candidatos devem apresentar documentação comprobatória de renda, mesmo aqueles que não se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Divulgação de resultados

O resultado será divulgado a partir do dia 29 de julho de 2014, através de lista a ser publicada na página virtual www.ifpr.edu.br, na página virtual de cada câmpus e nos murais dos câmpus. Os estudantes classificados, que não forem chamados em função do número de vagas, poderão ser convocados para substituições de bolsistas que porventura venham a desistir ou para chamadas complementares do Programa, obedecendo à ordem decrescente, de acordo com os critérios constantes do item 6.3 do Edital 022/2014. O Início das atividades de monitoria está previsto para o dia 4 de agosto.