Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex – Instituto Federal do Paraná
Acesso à Informação Ações e programas Programas Extensão Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex

Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex

Atualizado em

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) visa apoiar o desenvolvimento de atividades em projetos de extensão, com a concessão de bolsas de auxílio financeiro a estudantes dos cursos de Ensino Médio e Graduação, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

O Pibex possui 3 (três) modalidades:

1. Pibex Júnior (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior) – Oferece bolsas de auxílio financeiro a estudantes do ensino médio e cursos técnicos, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.
  2. Pibex Graduação (Programa Institucional de Bolsas de Extensão) – Oferece bolsas de auxílio financeiro a estudantes dos cursos de graduação, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.
  3. Pibex/Pibis – Oferece bolsas de auxílio financeiro aos estudantes de Graduação que ingressaram por meio de cota social, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

Objetivos

• Consolidar a institucionalização da indissociabilidade entre Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação entre os servidores e estudantes do IFPR;
  • Disseminar políticas institucionais ligadas a Extensão, Arte e Cultura;
  • Estimular a participação de estudantes nas equipes executoras das ações de extensão, buscando contribuir para sua formação acadêmica e incentivar o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação;
  • Estimular o desenvolvimento das ações de extensão em consonância com a Política Nacional de Extensão e com o Plano Nacional de Educação;
  • Estimular o envolvimento de estudantes dos diferentes níveis de ensino em projetos de Extensão;
  • Promover, incentivar, valorizar e fortalecer as atividades de extensão, por meio da concessão de bolsas de auxílio financeiro para estudantes visando a execução de projetos, na modalidade presencial;
  • Promover o envolvimento e a cooperação entre docentes, técnico-administrativos e estudantes em atividades de construção e divulgação do saber, favorecendo a integração entre o IFPR, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, dentre outros setores da sociedade.
  • Valorizar a integração e potencializar as ações conjuntas de extensão tomando como referência o Ensino, a Pesquisa, a Arte, a Cultura, a Inclusão e a Diversidade.

• Ser estudante regularmente matriculado no IFPR;
  • Possuir currículo cadastrado e atualizado, na Plataforma Lattes do CNPq;
  • Não ter vínculo empregatício;
  • Não estar atuando em estágio remunerado;
  • Não possuir bolsa em mais de um programa do IFPR ou de qualquer outra instituição, salvo o recebimento de auxílio da assistência estudantil que não exija carga horária complementar para o desempenho de atividades específicas.

Recursos Financeiros

Os valores das bolsas de auxílio financeiro do Pibex e quantidade de cotas serão definidas de acordo com os editais internos e/ou chamadas internas específicas, bem como de acordo com a disponibilidade orçamentária do IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

As bolsas de auxílio financeiro aos estudantes terão vigência de até 12 (doze) meses, com previsão de implantação no segundo semestre, término previsto para o segundo semestre do ano subsequente, de acordo com os editais internos e/ou chamadas internas específicas.

Bolsas disponibilizadas

Recursos Investidos

Dados referentes ao ano de 2022.

Fonte: Diretoria de Extensão, Arte e Cultura/Proeppi

Metas e Indicadores

Plano de Desenvolvimento Institucional IFPR 2019-2023. Seção 1.3

Samanta Ramos dos Santos Leske

Diretora de Extensão, Arte e Cultura

diext.proeppi@ifpr.edu.br

R. Emílio Bertolini 54, Cajuru – Curitiba

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.