Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic – Instituto Federal do Paraná
Acesso à Informação Ações e programas Programas Pesquisa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic

Atualizado em

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) apoia o desenvolvimento de atividades em projetos de Pesquisa, com a concessão de bolsas de auxílio financeiro a estudantes dos cursos de Ensino Médio, Técnico e Graduação, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

O Pibic possui 3 (três) modalidades:

1. Pibic – Júnior (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior) – Oferece bolsas de auxílio financeiro a estudantes do ensino médio e cursos técnicos, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.
  2. Pibic – Graduação (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Graduação) – Oferece bolsas de auxílio financeiro a estudantes dos cursos de graduação, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.
  3. Pibic – Pibis – Oferece bolsas de auxílio financeiro aos estudantes de Graduação que ingressaram por meio de cota social, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

Objetivos

• Articular a divulgação e consolidação de uma cultura de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no IFPR;
  • Consolidar a institucionalização da indissociabilidade entre Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação entre os servidores e estudantes do IFPR;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos com qualidade social;
  • Despertar o interesse dos estudantes do IFPR pela pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico;
  • Estimular o envolvimento de estudantes de graduação e do ensino médio e técnico em projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores do IFPR;
  • Estimular o pensamento científico e a criatividade da comunidade do IFPR;
  • Incentivar a realização de pesquisas básicas e/ou aplicadas, desenvolvendo o processo investigativo, principalmente, de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e às peculiaridades regionais;
  • Melhorar e consolidar a posição do IFPR junto à sociedade acadêmica e científica, nos âmbitos estadual e nacional, mas, principalmente, nos municípios e áreas de influência onde esta instituição se faz presente;
  • Possibilitar aos estudantes do IFPR a formação de competências e habilidades em atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.

Requisitos

Para participar no Pibic o estudante deverá estar vinculado a um projeto de pesquisa coordenado por servidor em efetivo exercício do IFPR, que esteja classificado e apto por edital interno e/ou chamada interna específica.

Recursos Financeiros

Os valores da bolsa de auxílio financeiro do Pibic e quantidade de cotas serão definidos de acordo com os editais internos e/ou chamadas internas, gerenciados pela Proeppi, bem como de acordo com a disponibilidade orçamentária do IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

Resultados e Indicadores

O Pibic disponibilizou, nos biênios 2018-2019 e 2019-2020, 186 bolsas de auxílio financeiro para alunos do ensino médio e técnico e 88 bolsas para alunos de graduação. No biênio em vigência, serão beneficiados pelo programa 134 bolsistas, distribuídos em projetos de pesquisa novos e renovados. Este programa estimula e promove não só a pesquisa, mas também a inclusão social, por meio de bolsas Pibic-Pibis e bolsas Pibic Ações afirmativas. Foram distribuídas, apenas nestas modalidades, 34 bolsas nos biênios 2018-2019, 2019-2020 e 2020-2021.

Bolsas Disponibilizadas

Bolsas de Inclusão Social

Metas

Plano de Desenvolvimento Institucional IFPR 2019-2023. Seção 1.3

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.