Publicado em
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no Brasil nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR realiza eventos nos campi, direcionados à comunidade acadêmica e também à comunidade externa.
As atividades se concentram nesta semana, mas há também algumas previstas para o fim do mês, e ainda é possível acompanhá-las. Confira a agenda nesta notícia!
Nesta semana, entre os dias 16 e 20 de novembro, o Neabi Campo Largo realiza a II Semana de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas – Tempos de Resistência. Na programação, estão previstas palestras, cine-debates, mostra de vídeos de poesias e exibição de clipes musicais. A transmissão das atividades do evento ocorrem pelo canal Neabi Campo Largo, no período da tarde e da noite, em horários variados, no YouTube. Por isso, recomenda-se conferir a programação e mais informações nesta notícia.
Semanalmente durante todo o mês de novembro, o Neabi Coronel Vivida realiza transmissões do I Ciclo Virtual de Diálogos em Letras e Artes: estudos decoloniais. O evento acontece nos dias 06, 13, 20 e 27 de novembro, às 16h, por meio do Google Meet. Ainda é possível realizar a inscrição para participar das próximas conversas, nos dias 20 e 27. Mais informações podem ser encontradas na notícia.
Nesta quarta-feira (18), o Campus Capanema realiza o lançamento regional do Neabi Capanema, com a finalidade de iniciar um debate com a comunidade local e regional sobre o tema. Dentre as atividades previstas, está o lançamento de um formulário de consulta sobre temas, períodos e turnos dos debates a serem realizados no período de um ano a partir da data do evento.
Entre os convidados a apresentar o evento estão a professora Josiane Junia Facundo de Almeida, do IFPR, a professora Rita de Cássia dos Santos Lima, do município de Planalto, e a professora Eline Souza Barbosa, de Realeza. O evento será transmitido por meio da página no Facebook do Campus Capanema (@IFPRCAPANEMA) e do canal IFPR Campus Capanema (https://www.youtube.com/channel/UCAHjeWSsUim80jvu4mRXeww), no YouTube.
O projeto de extensão Diálogos Interraciais realiza encontros virtuais nos dias 16, 18, 23 e 25, para discutir assuntos como o racismo no Brasil, posicionamento antirracista, empoderamento da população negra e branquidade crítica. As atividades são realizadas em conjunto com o Instituto Aurora, o Neabi Curitiba e a Associação Brasileira de Psicologia Social. O projeto tem como objetivo oportunizar um espaço saudável de diálogo e construção de conhecimento sobre estes temas. Todas as pessoas podem participar das conversas. As inscrições para os eventos que ainda vão acontecer podem ser feitas neste link.
O Campus Foz do Iguaçu integra a programação da 10ª Semana da Consciência Negra, promovida pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), entre os dias 09 e 30 de novembro. O evento inclui apresentação de trabalhos e webseminários temáticos dedicados à reflexão sobre a inserção dos negros e dos povos originários na sociedade brasileira, à consciência histórica africana e sua influência na formação social, histórica, linguística, religiosa, gastronômica e cultural do nosso país e, em geral, nas Américas.
Nesta notícia você confere as oficinas e mesas-redondas das quais os professores do campus participam.
Nestas quinta (19) e sexta (20), a partir das 17h, o Neabi Irati realiza o evento “Diálogos Pretos”, em alusão ao mês da consciência negra. A proposta do evento é trazer o diálogo a respeito do tema, de modo diversificado, rico e participativo, para além da comunidade acadêmica da Instituição. A programação proposta contempla a participação de convidados envolvidos diretamente com a representatividade do movimento negro no Brasil, por meio de temas, como: literatura, mulheres na política, movimentos democráticos, e representatividades, entre outros.
O diálogo, aberto a todos os públicos, será realizado por meio do canal oficial do Campus Irati no YouTube. Além disso, serão compartilhados outros materiais nas redes sociais da Instituição durante este período, com a participação de outros convidados que falam a respeito da representatividade negra e indígena também.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas nesta notícia.
Em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o Neabi Jacarezinho realizará a VI Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira, entre os dias 16 e 30 de novembro.
A Mostra, que tem por objetivo discutir questões referentes às relações étnico-raciais, tem como tema “A poética dos terreiros e outras estéticas negras”. Segundo o coordenador do evento, professor James Rios, a temática deste ano propõe uma reflexão sobre a importância cultural, antropológica e social da religiosidade afro-brasileira para a arte brasileira e, noutra perspectiva, para se problematizar questões atinentes ao racismo religioso na Escola, na Universidade e em outros espaços sociais. As atividades serão transmitidas pelo YouTube e redes sociais da UENP.
O Neabi Pinhais realiza uma live com as temáticas Cotas e Apropriação Cultural. O evento será realizado no dia no dia 27 de novembro e será transmitido pela página oficial no Facebook do campus Pinhais (@IFPRCampusPinhais). Mayra Sá e João Lucas serão os convidados do evento. Ambos foram estudantes do campus e hoje estão cursando o ensino superior.
O Neabi Quedas do Iguaçu realizará o evento Neabrindo a Discussão. Com o tema Raízes da Escravidão: pensando o Brasil do passado e do presente, foram programados dois encontros. O primeiro encontro foi realizado no dia 03 de novembro e o segundo ocorrerá no dia 27, às 14h30, por meio do Google Meet (meet.google.com/wnh-oxhf-cse).
O Campus União da Vitória trabalha em parceria com o Campus Ipatinga do Instituto Federal de Minas Gerais e realiza, entre os dias 11 e 30 de novembro, o evento interinstitucional II Novembro Negro. O evento conta com palestras que abordam assuntos relativos ao tema, como racismo, diversidade na ciência, a saúde mental da mulher negra, entre outros.
A participação nas atividades será certificada pelas instituições e ainda é possível realizar inscrições. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site do evento: https://www.even3.com.br/novembronegroif2020/
Entre os dias 09 e 12 de novembro a Universidade Federal do Paraná sediou o XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (XI Copene). O IFPR foi uma das instituições parceiras do congresso que aconteceu, pela primeira vez, de forma totalmente remota.
O tema do congresso em 2020 foi “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”, buscando dar destaque para as experiências coletivas dos corpos negros, especialmente das mulheres negras, como foco da dupla discriminação de raça e gênero. Para saber como foi o evento, acesso o site https://copene2020.abpn.org.br/.
Na 11º edição, o Copene foi fruto da articulação de três atores históricos fundamentais: a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros, representado pelo Neab/UFPR, na qualidade de promotores do evento e a UFPR, na condição de instituição sede. Cada uma dessas entidades possui notória relevância acadêmica no trato das questões ligadas à discussão étnico-racial no Brasil e mesmo no exterior.
Então nos envie informações sobre as atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra para o e-mail comunicacao@ifpr.edu.br.