Acompanhe o lançamento do Dossiê sobre Educação das Relações Étnico-Raciais da Revista Difusão – Instituto Federal do Paraná

Revistas IFPR

Logo mais, às 13h30, tem início a transmissão da solenidade de lançamento do Dossiê da Revista Difusão sobre a temática Educação das Relações Étnico-Raciais. O lançamento ocorrerá de forma on-line, pelo Canal da Proeppi do Youtube. Além da solenidade, será exibido o documentário “Se liga no crespo”, produzido pelo Professor Welk Daniel, do Neabi IFPR Campus Jacarezinho.

O Dossiê da Revista Difusão sobre a temática Educação das Relações Étnico-Raciais apresenta resumos expandidos sobre a temática, que também serão apresentados de forma on-line nos dias 07 e 08 de dezembro, e farão parte das atividades do 2o. Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPR (Neabi/IFPR).

Para o Dossiê foram selecionados 29 resumos expandidos nos seguintes eixos: Políticas e direitos; Educação; História e cultura; Corpo, saúde e cuidado de si e Raça, racialização e racismo.

O destaque da edição é o editorial da professora Patrícia Martins, membra da comissão organizadora do 2o. Encontro dos Neabi e representante do Neabi do IFPR Campus Paranaguá. Ela destaca que esta edição da revista “contribui para divulgar o Neabi/IFPR, criados em 2018, que tem papel central na construção de um IFPR alinhado com as bases da Educação Antirracista. Tendo como subsídio as Leis 10.639/03 e 11.645/08, o Núcleo foi criado para que as questões étnico-raciais não fiquem à margem e sejam tratadas com a devida seriedade nas ações de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidas no âmbito do IFPR”.

Se liga no crespo

O vídeo retrata o orgulho do cabelo crespo entre jovens e estudantes que, em dado momento, se viram em uma transição representativa. No mundo atual, em que a informação é acessível a todos, não há espaço para ações racistas. A beleza negra é diversa e não deve ser medida conforme o ponto de vista da branquitude.

Revista Difusão

A Revista Difusão é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), por meio da Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext), e tem por objetivos estimular e divulgar as ações de Extensão, Arte e Cultura do IFPR.

Confira o Dossiê.