Alipio Leal toma posse como Secretário de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior – Instituto Federal do Paraná

Alipio Leal toma posse como Secretário de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior

O ex-reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Alipio Leal, tomou posse do cargo de Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A transmissão do cargo foi realizada nesta terça-feira (11) pelo ex-secretário da pasta, professor Nildo José Lübke. Ao assumir a Secretaria, Leal agradeceu a confiança do Governador Beto Richa e garantiu uma gestão integrada, interagindo com os demais secretários, com os reitores estaduais e com os diversos setores do Estado.

“Nesse primeiro momento o compromisso que colocamos é o de cumprir o Plano de Governo do governador Beto Richa”, afirma. “Faremos a integração de todas as modalidades da educação e de todas as instituições que trabalham nessa área, promovendo o desenvolvimento da Educação Pública no Estado do Paraná. Nessa gestão, seremos mais do que parceiros, estaremos administrando junto com os nossos companheiros da Secretaria e das Universidades Estaduais. Essa é uma provocação pública para que possamos contribuir com o desenvolvimento do Estado”, ressaltou.

O Secretário também destacou a necessidade de se criar uma rede forte, unida e articulada que consiga mais recursos federais. “Vamos buscar em Brasília o que é devido ao Paraná; somos o 5º PIB da Federação e os investimentos tem que levar isso em conta”. Seguindo a linha de atuação adotada frente ao IFPR, Leal frisou a importância de atuar para que se possa submeter o desenvolvimento econômico ao social. “Falar de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é muito importante. Não adianta produzirmos conhecimento se não colocarmos esse conhecimento a serviço da transformação da sociedade, a serviço de um desenvolvimento que seja fundamentalmente humano, social, cultural e político”.

Em seu discurso de posse, o novo Secretário falou da importância das instituições vinculadas à Seti e elogiou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Tecnológico Simepar, que dispõe de uma estrutura enxuta e competente. Para Leal, esse é um momento de avaliações para verificar quais pontos precisarão de ajustes. “Nosso objetivo é fazer com que a Seti encontre seu rumo e se torne uma referência nacional, para isso, desde já convoco os servidores da Secretaria para trabalharmos juntos”. Leal ressaltou, ainda, a importância de ampliação das atividades do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Com uma trajetória pautada na Educação, Alipio Leal reforçou sua preocupação com a área. “Quero dizer que a Educação aqui será compreendida como uma Educação plena, integral, que possa formar pessoas humanas, cidadãs e produtivas”. O professor agradeceu a sua equipe do IFPR e garantiu apoio. “O ex-reitor não estará longe já que faz parte do Conselho Superior; quero ser chamado a contribuir e estarei sempre à disposição”, garante.

Para o professor Nildo Lübke, que esteve à frente da pasta nos últimos meses, é uma satisfação transmitir o cargo ao professor Alipio. “É com gratidão que passo a Secretaria para a mão amiga, inteligente e sábia do professor Alipio. Já conheço o professor há muitos anos e tivemos a oportunidade de realizar ações conjuntas quando ele estava à frente do Instituto Federal; sei do importante trabalho desenvolvido por ele e sua equipe”, destaca. Lübke também entregou um relatório de gestão contendo os principais programas e ações desenvolvidos pela Secretaria nos últimos anos. “Essa é uma modesta contribuição daquilo que foi realizado nesses anos de governo, em especial dos últimos oito meses”.

Também estiveram presentes na solenidade, o reitor da UFPR, Zaki Akel, o Deputado Federal, Alex Canziani, o vice-reitor da UTFPR, Paulo Barbosa, o Reitor do IFPR, Luiz Gonzaga Alves de Araújo, o Secretario do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Cláudio Romanelli, o Deputado Estadual Alexandre Curi e o Vice-presidente da Fiesp, José Carlos de Oliveira Lima.

Veja, a seguir, o trecho da música “Todos juntos”, de Chico Buarque, citada pelo Secretário Alipio Leal em seu discurso de Posse.

Todos juntos somos fortes
somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
não há nada pra temer