Aluna do IFPR é destaque em competição nacional de algoritmos – Instituto Federal do Paraná

Aluna do IFPR é destaque em competição nacional de algoritmos

A estudante Sophia Suzuki, do 3º ano do curso técnico em Informática do Campus Irati, foi destaque na Copa Rio Info de Algoritmos (Cria). Entre os classificados para a final nacional, ela foi a única a ter acertado nove questões integralmente (de um total de dez).

A estudante é orientada pelo professor de Informática Cleverson Sebastião dos Anjos. Agora, ela participará da final nacional que acontecerá no Rio de Janeiro no dia 6 de julho, durante o Rio Info 2016.

“Gostaria de agradecer ao IFPR Campus Irati por ter me dado a oportunidade e o conhecimento para participar de eventos como este. Estou muito feliz em saber que eu e o professor Cleverson vamos para o Rio de Janeiro participar da fase final”, comemora Sophia. “A participação em eventos como a Copa Rio Info de Algoritmos é de grande importância, pois permite que os alunos levem o conhecimento para além da sala de aula”, avalia Cleverson.

A Cria é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio) que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da empresa Riosoft. O objetivo da copa é fomentar a relação das empresas com as instituições de Ensino Médio/Técnico, além de estimular jovens talentos para a área de TI e reconhecer o empenho dos professores dessa área que atuam no país.

Todos os seis finalistas são estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além do IFPR, integram a lista alunos (e seus orientadores) do Cefet-MG – Campus 2 Belo Horizonte e Campus Divinópolis; Ifal – Campus Arapiraca; IFMG – Campus Ouro Preto e Ifes – Campus Cachoeiro do Itapemirim.

Participaram da primeira etapa da Cria, realizada no dia 10 de junho, 453 alunos de todo o país. Desse total, 58% tiveram nota igual ou superior a 50 e vão receber certificados de participação na competição. De acordo com os organizadores, a disputa foi acirrada e houve empate nas primeiras posições, com os finalistas atingindo 98 pontos.

Segundo o regulamento da competição, cada etapa é composta por uma prova com diversas questões, que devem ser solucionadas através da elaboração de algoritmo escrito em pseudocódigo no padrão utilizado pelo Portugol Studio. A correção das provas é feita através da ferramenta Run.Codes.

Os finalistas terão suas despesas de passagem, hospedagem e alimentação custeadas pela organização do evento para participar da final.

No IFPR

O Campus Telêmaco Borba do IFPR participou em peso da Cria. Cerca de 80 estudantes dos cursos técnicos em Informática para Internet (2º e 3º anos) e Automação Industrial (2º ano), ambos integrados ao Ensino Médio, competiram. A Cria já faz parte do calendário de atividades do campus voltadas à programação de computadores. Neste ano, os alunos já participaram da Hora do Código e também da Olimpíada Brasileira de Informática.

O Campus Colombo do IFPR também participou da Cria, inscrevendo 18 alunos.

Em Irati, foram onze participantes, do segundo e terceiro ano do técnico integrado em Informática.

E em Umuarama, três discentes participaram, todos do curso de Informática integrado ao Ensino Médio. Veja as fotos na página do campus no Facebook

Com informações da Copa Rio Info de Algoritmos (Cria), Campus Telêmaco Borba, Irati e Colombo.