Estudantes do Campus Assis Chateaubriand apresentam projeto na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do Campus Assis Chateaubriand apresentam projeto na Reitoria

Discentes apresentam projeto na Reitoria

No dia 08 de fevereiro, estudantes do Campus Assis Chateaubriand – responsáveis pelo projeto “Catalogação de inventário do IFPR por meio do sensor de identificação por RFID utilizando ESP32” – apresentaram seus estudos para a Pró-Reitoria de Administração (Proad), Diretoria de Tecnologia e Comunicação (Dtic) e Direção Administrativa e de Planejamento do campus, que puderam saber mais da tecnologia proposta pelos estudantes e suas vantagens de utilização.

Na ocasião, a equipe da Proad fez um breve relato sobre o sistema atualmente utilizado pelo IFPR, no caso o Siads, e sobre o aplicativo do sistema que possibilita realizar a coleta de dados para o inventário por meio de RFID. Os servidores também afirmaram que o projeto vem ao encontro do anseio dos setores de controle patrimonial de encontrar formas mais eficientes de realizar o inventário de bens móveis.

De acordo com a diretora de Materiais, Serviços e Patrimônio, Karina Ferrari, apesar de ser um tema que permeia o controle patrimonial, sendo objeto de estudo de viabilidade de implantação no IFPR, os discentes trouxeram uma nova perspectiva de utilização da tecnologia com custos mais acessíveis.

Os estudantes e docentes afirmaram que pretendem dar continuidade ao projeto para aprimorar a tecnologia, almejando investimentos e buscando alternativas mais acessíveis financeiramente, para que em breve possa ser desenvolvido projeto piloto no próprio Campus Assis Chateaubriand.

Sobre o projeto

O projeto “Catalogação de inventário do IFPR por meio do sensor de identificação por RFID utilizando ESP32” está sendo desenvolvido pelos estudantes Gabriel Teixeira Mori e Danieli Serrano Giovanini do 3° ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica, e Nathaly Vitória de Abreu do 3° ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática, e orientado pelos professores Alex M. Mussi, Grazielli Bueno, Tiago H. dos Santos e Rafael L. Bartz. O trabalho tem como objetivo implantar um sistema embarcado para levantamento do inventário do campus, com intuito de otimizar as atividades laborais dos servidores, no qual estará substituindo o modelo atual de catalogação manual.

O projeto já foi apresentado no 9° IFTech do Campus Assis Chateaubriand; na X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepe), de 18 a 21 de janeiro de 2022; e foi aceito para ser apresentado na Milset Brasil 2022, na cidade de Fortaleza, em maio deste ano.