Estudantes do Campus Assis Chateaubriand apresentam projeto na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Pesquisa

Estudantes do Campus Assis Chateaubriand apresentam projeto na Reitoria

Publicado em

Copiado!
Discentes apresentam projeto na Reitoria

No dia 08 de fevereiro, estudantes do Campus Assis Chateaubriand – responsáveis pelo projeto “Catalogação de inventário do IFPR por meio do sensor de identificação por RFID utilizando ESP32” – apresentaram seus estudos para a Pró-Reitoria de Administração (Proad), Diretoria de Tecnologia e Comunicação (Dtic) e Direção Administrativa e de Planejamento do campus, que puderam saber mais da tecnologia proposta pelos estudantes e suas vantagens de utilização.

Na ocasião, a equipe da Proad fez um breve relato sobre o sistema atualmente utilizado pelo IFPR, no caso o Siads, e sobre o aplicativo do sistema que possibilita realizar a coleta de dados para o inventário por meio de RFID. Os servidores também afirmaram que o projeto vem ao encontro do anseio dos setores de controle patrimonial de encontrar formas mais eficientes de realizar o inventário de bens móveis.

De acordo com a diretora de Materiais, Serviços e Patrimônio, Karina Ferrari, apesar de ser um tema que permeia o controle patrimonial, sendo objeto de estudo de viabilidade de implantação no IFPR, os discentes trouxeram uma nova perspectiva de utilização da tecnologia com custos mais acessíveis.

Os estudantes e docentes afirmaram que pretendem dar continuidade ao projeto para aprimorar a tecnologia, almejando investimentos e buscando alternativas mais acessíveis financeiramente, para que em breve possa ser desenvolvido projeto piloto no próprio Campus Assis Chateaubriand.

Sobre o projeto

O projeto “Catalogação de inventário do IFPR por meio do sensor de identificação por RFID utilizando ESP32” está sendo desenvolvido pelos estudantes Gabriel Teixeira Mori e Danieli Serrano Giovanini do 3° ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica, e Nathaly Vitória de Abreu do 3° ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática, e orientado pelos professores Alex M. Mussi, Grazielli Bueno, Tiago H. dos Santos e Rafael L. Bartz. O trabalho tem como objetivo implantar um sistema embarcado para levantamento do inventário do campus, com intuito de otimizar as atividades laborais dos servidores, no qual estará substituindo o modelo atual de catalogação manual.

O projeto já foi apresentado no 9° IFTech do Campus Assis Chateaubriand; na X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepe), de 18 a 21 de janeiro de 2022; e foi aceito para ser apresentado na Milset Brasil 2022, na cidade de Fortaleza, em maio deste ano.

Topo