Alunos do IFPR são premiados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Alunos do IFPR são premiados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foram premiados na XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).  Foram cinco medalhas de prata e 13 de bronze. Participaram da OBA 169 alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado do Campus Curitiba, além de nove professores do Instituto.

Em todo o país, a Olimpíada mobilizou 784.390 alunos de 9.149 escolas. Os certificados e as medalhas dos vencedores estão chegando pelo correio.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. Ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da Olimpíada, todos os alunos, professores envolvidos e também os diretores escolares, recebem certificado de participação.

O objetivo da competição é divulgar conhecimentos de Astronomia e estimular o estudo amador na área.

A XIII OBA foi realizada no mês de maio de 2010 em todas as escolas previamente cadastradas. Os próprios professores de cada instituição aplicaram e corrigiram as provas.

“A  participação dos alunos nesta Olimpíada possibilita a divulgação do conhecimento de Astronomia e também estimula a vontade dos alunos de aprenderem mais sobre este ramo da ciência, até mesmo porque conhecer o Universo, desde a Antiguidade, é um dos objetivos da humanidade”, comenta o professor de Física  Adriano Willian da Silva, coordenador pedagógico do Campus Curitiba.

Alunos do IFPR também foram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Em breve, o Campus deverá realizar uma homenagem aos alunos e professores que participaram das duas competições.

Confira, a seguir, a relação dos alunos premiados na XIII OBA:

Prata:
Gabriel Kavilhuka Metzger- 3º ano do Ensino Médio