Ampliação das vagas do Programa Mulheres Mil na Rede Federal​: IFPR alcançará 1120 mulheres que serão qualificadas no Paraná – Instituto Federal do Paraná

Capacitação

O Ministério da Educação (MEC) através de sua Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) confirmou a complementação de vagas para a execução dos Cursos de Qualificação Profissional para a Rede Federal no âmbito do Programa Mulheres Mil.

O IFPR, que na proposta inicial de adesão enviou capacidade de oferta de 1120 vagas, no Ciclo 1 conseguiu efetivar 441 vagas. Agora, com o incremento no orçamento, mais 679 vagas foram confirmadas.

A execução dos cursos ocorrerá de março/2023 a junho/2025 em diversos campi do IFPR, alcançando as mais diversas regiões e territórios.

Alcançar as mulheres em situações de vulnerabilidades é o objetivo do programa desde sua origem no Brasil em 2009. Acesso ao conhecimento, aos direitos enquanto cidadãs, empoderamento feminino e capacitação é o que terão as 1120 mulheres no IFPR.

A seleção das estudantes se dará via edital com o apoio de equipamentos públicos municipais de assistência social como o CRAS, o CREAS e outros, sendo divulgado em datas oportunas.

Já a seleção para colaboradores bolsistas, tais como professores e apoio administrativo encontram-se com inscrições abertas no site institucional até o dia 31 de janeiro na página do Programa Mulheres Mil no site do IFPR.