Diagrama de Ishikawa e Brainstorming são trabalhados em aula de Melhoria de Processos – Campus Avançado Arapongas

APRENDIZAGEM

Na última sexta-feira (14), os estudantes do curso Técnico de Melhoria de Processos tiveram a oportunidade de utilizar a técnica do Diagrama de Ishikawa e o Brainstorming para resolução de problemas, durante a aula de Integração Interdisciplinar de Projetos I, ministrada pelo professor Thiago Orcelli.

A técnica do Diagrama de Ishikawa e o Brainstorm são ferramentas valiosas que podem ser utilizadas em diversas áreas e situações, de modo a enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para a melhoria contínua de empresas e, durante a aula, possibilitaram aos estudantes aplicarem na prática conceitos importantes de resolução de problemas e geração de ideias criativas.

A partir da escolha de um tema, dentre os cinco propostos: Como podemos melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência em nossa cidade? Como podemos incentivar a adoção de energias renováveis em nossa comunidade? Como podemos melhorar a experiência do cliente em nossa empresa? Como podemos promover a diversidade e inclusão no local de trabalho? Como podemos tornar nossas escolas mais eficazes em termos de ensino e aprendizagem?, os estudantes utilizaram a técnica do Diagrama de Ishikawa para identificar as possíveis causas do problema escolhido. Em seguida, foi realizado o Brainstorm para gerar ideias de soluções para o problema. Os alunos foram incentivados a pensar de forma criativa e a sugerir ideias inovadoras.

A técnica do Diagrama de Ishikawa, também conhecida como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Espinha de Peixe, é uma ferramenta utilizada para identificar as causas de um problema específico. É uma forma de visualização que ajuda a entender a relação entre uma causa e seus efeitos. O Diagrama de Ishikawa é composto por uma espinha central, que representa o problema a ser resolvido, e ramos laterais que representam as possíveis causas do problema.

O Brainstorm, por sua vez, é uma técnica de grupo para geração de ideias criativas. Nesse processo, os participantes são encorajados a expressar suas ideias livremente, sem julgamento ou crítica. O objetivo é gerar o maior número possível de ideias em um curto período de tempo, para que depois possam ser analisadas e selecionadas as melhores.

Professor Thiago Orcelli fez uma avaliação positiva do desempenho dos estudantes e destacou que a técnica do Diagrama de Ishikawa e o Brainstorm são ferramentas muito úteis para a resolução de problemas em qualquer área. “Essas técnicas podem ser aplicadas não só em sala de aula, mas também em empresas e organizações, para a solução de problemas e a geração de ideias criativas”, afirmou.

Os estudantes também se mostraram satisfeitos com a aula e com a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações reais. “Foi muito interessante utilizar o Diagrama de Ishikawa e o Brainstorm para pensar em soluções para os problemas escolhidos. Aprendemos muito e acredito que isso será útil no futuro, tanto na vida profissional quanto pessoal”, disse um dos estudantes.