Abertura institucional dos programas PIBID e RP do IFPR – Campus Assis Chateaubriand

PIBID

Abertura institucional dos programas PIBID e RP do IFPR

As coordenações institucionais dos Programas Pibid (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência)  e RP (Residência Pedagógica) e a Diretoria de Ensino Superior/Proens, têm a honra de convidá-lo/a para a cerimônia de início dos programas Capes para formação de professores no IFPR.

Objetivo do PIBID:

Proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica em vista do fortalecimento das licenciaturas.

Aproximar as escolas da rede municipal, estadual e federal dos estudos e reflexões dos conhecimentos numa relação entre educação básica e as licenciaturas do IFPR.

Evento de abertura:

Iniciaremos nos programas um Ciclo de formação pedagógica das licenciaturas, PIBID e Residência Pedagógica IFPR que contará com uma proposta e cronograma de ações de formação pedagógica unindo licenciaturas em geral e os programas.

Público alvo: Bolsistas dos programas PIBID e RP, professores e estudantes das licenciaturas e equipes pedagógicas dos Campi.

O evento de abertura contará com a seguinte programação:

– 19:30h – Cerimônia de abertura do PIBID e RP IFPR com a presença da reitoria e da pró-reitoria de ensino.

– 20:00h – Conferência: As implicações da BNCC para a educação básica. Conferencista: Dra. Julia Malachen (Unioeste/PR) Mediadora: Dra. Bruna Ramos Marinho (IFPR)

Temática em pauta:

Nesta palestra do dia 07 de dezembro de 2020, às 19h30, intitulada A BNCC e as implicações para o currículo da Educação Básica, apresentada para a comunidade do IFPR, na abertura dos Programas da Capes, Pibid e Residência Pedagógica, nossa convidada, a Dra. Julia Malanchen, (Unioeste/PR), tratará dos principais elementos da organização da BNCC, que é formulada em torno das competências e habilidades, expondo, portanto, seus fundamentos na Pedagogia de Competências. A pesquisadora pretende refletir acerca das contradições desse documento ao orientar o currículo e a formação das novas gerações por meio das competências, além de apontar os interesses e as ideologias que perpassam a elaboração e a implementação desse documento nas instituições de educação básica no Brasil. Para isso, a professora fará uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, teoria que embasa os documentos e orienta a concepção de educação presente nos documentos do Instituto Federal do Paraná, tais como o PDI e os PPP’s.

O link para acesso da conferência é: https://youtu.be/Nb2Qbhv-NuE

O evento contará com certificação e lista de presença para todos os participantes.