Artigo “Cidadania Digital Infantil: conteúdo multimídia para suporte às famílias na gestão dos celulares” – Campus Assis Chateaubriand

TCC

O IFPR Campus Assis Chateaubriand tem a honra de parabenizar a estudante Flávia Christina Nunes Correa pela publicação de seu artigo em uma revista científica. O artigo é intitulado “Cidadania Digital Infantil: conteúdo multimídia para suporte às famílias na gestão dos celulares“.

Esta publicação é decorrente de seu trabalho de conclusão de curso no Ensino Médio Integrado, o qual a estudante concluiu em 2021 nesta unidade escolar. Atualmente, Flávia trabalha no comércio local de Assis Chateaubriand e cursa o primeiro ano de Psicopedagogia.

Destaca-se que este trabalho tem como coautora a estudante Letícia Hikari Koshita, formada em 2020 no IFPR, também egressa do mesmo curso. Letícia atuou como coorientadora de Flávia, que foi sua caloura, contribuindo com suas experiências em participações em eventos, publicação em revista, com o texto do Projeto Final de Curso e demais fases que envolvem esse trabalho.

Por fim, Letícia, quando estudante, teve como coorientadora Amanda Keler Trentin, formada em 2018 pelo mesmo curso e com experiência na carreira acadêmica promovida pelo IFPR, sendo premiada em eventos e com artigo científico publicado enquanto estudante do nosso Ensino Médio Integrado.

Todas as estudantes mencionadas foram orientadas pelo professor Eduardo Alberto Felippsen, o qual vê nessa relação com os egressos uma grande oportunidade para que a soma da visão do estudante recém-formado atuando como coorientador, juntamente com a sua enquanto orientador, contribua para que o estudante tenha percepção sobre a continuação de trabalhos já iniciados, conheça as normas para escrita científica, aproveite as dicas da experiência recente do colega recém-formado, receba suporte emocional de alguém que teve sucesso e que está com idade parecida, além de outros pontos.

Por fim, o professor Felippsen acrescenta que procura estimular os estudantes para que os trabalhos desenvolvidos por eles tenham relação com suas áreas de interesse, de acordo com a graduação que pretendem cursar. Dessa forma, ao realizar os Projetos Finais de Curso, é possível aplicar os conhecimentos de informática, área técnica do Curso Integrado, nos campos em que estão interessados após o ensino médio, o que incentiva a inovação nessas áreas. “Essa experiência enriquece significativamente o trabalho de orientação, uma vez que o estudante se sente motivado a estudar algo relacionado à sua área de interesse. Ao ingressar na graduação, geralmente é muito bem recebido, com oportunidades de bolsas de estudo e participação em projetos, pois possui habilidades para aplicar a informática na área escolhida, gerando inovação em processos e produtos”, destaca o professor.

Amanda, que desenvolveu um software para informatização de um questionário na área de psicologia, se formará como Psicóloga neste ano (2023). Letícia, que trabalhou na área de gestação no Ensino Médio Integrado, está cursando Medicina, e Flávia, que explorou o uso de celulares por crianças, é acadêmica de Psicopedagogia.

O IFPR parabeniza a todos por esse excelente trabalho e, por meio desta notícia, convida toda a comunidade a conhecer os projetos desenvolvidos no Campus Assis Chateaubriand na Mostra de Cursos 2023 a ser divulgada nos próximos dias.