Estudantes do IFPR conquistam 2º lugar na IX FEBIC com projeto de um brinquedo interativo – Campus Assis Chateaubriand

EVENTOS

Izabella Fiori, Isadora Pinheiro, Maria Clara Sandoval e Juliana Orlandini, alunas do 4º ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), alcançaram um importante reconhecimento no cenário científico nacional. O grupo ficou em segundo lugar na categoria “Engenharia e suas Aplicações” durante a IX Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), realizada na cidade de Pomerode, Santa Catarina, entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024.

Além disso, o projeto foi credenciado para estar participando da Feincyt México, Feira Internacional de Inovação, Ciência e Tecnologia, no ano de 2025.

As estudantes desenvolveram o projeto de um brinquedo interativo voltado para pessoas com motricidade fina reduzida. O dispositivo foi projetado para ajudar no desenvolvimento motor fino de indivíduos com condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), oferecendo um recurso lúdico e acessível que auxilia tanto crianças quanto profissionais da saúde e educação.

Com um trabalho que alia inclusão, acessibilidade e tecnologia, o grupo mostrou competência técnica e empatia ao atender uma demanda importante para pessoas com dificuldades motoras. O reconhecimento na FEBIC reforça a relevância do projeto e incentiva a busca por novas parcerias para ampliar os testes e aprimorar o protótipo.

A conquista das alunas do IFPR ressalta o valor da pesquisa aplicada na área de Engenharia, evidenciando o impacto positivo de iniciativas voltadas para a inclusão social e o desenvolvimento de soluções acessíveis.

Os orientadores parabenizam as estudantes pela dedicação e comprometimento no desenvolvimento do projeto.

Ainda, agradecemos o apoio das empresas que acreditam e estão nos ajudaram na divulgação da ciência, durante a participação da IX FEBIC:

– Jet Mix – Concreto e argamassa (Cidade de Assis Chateaubriand) – @jetmixconcreto
– Delicato Brigaderia Gourmet (Cidade de Londrina) – @delicatobrigadeiria

– LFT Construtora (Cidade de Londrina)

– Rampani Supermercado (Cidade de Assis Chateaubriand) – @rampanisupermercado

– New Center (Cidade de Assis Chateaubriand) – @newcentertelecom