II Encontro de Meliponicultores de Assis Chateaubriand e Região – Campus Assis Chateaubriand

II Encontro de Meliponicultores de Assis Chateaubriand e Região

Ontem (26/10) aconteceu o II Encontro de Meliponicultores de Assis Chateaubriand e Região no auditório José Costa, promovido pelo Projeto de Extensão “Quintais de Mel”,  coordenado pelo Professor Eduardo Alberto Felippsen IFPR – Campus Assis Chateaubriand. Este evento foi dividido em dois períodos: matutino e noturno, contando com a participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus IFPR Assis Chateaubriand e do Centro de Referência em Toledo, dos meliponicultores da cidade e região juntamente com os servidores.

No período matutino o evento contou com três palestras, sendo a de abertura com o tema: “Abelhas-sem-ferrão. Porque cria-las?” ministrada pelo Biólogo e Meliponicultor urbano Edvaldo Geraldo Junior. A segunda palestra tinha por objetivo falar sobre a alimentação energética, solos, plantas e xaropes artificiais para as abelhas polinizadoras, ministrada pelas servidoras: Sônia Mandotti (Engenheira Agrônoma); Simone R. Slusarki (Bacharel em Ciências Biológicas) e a Layani Crystini Antonio da Silva (Química). A terceira palestra teve como objetivo apresentar a caixa Airetama (a casa das abelhas indígenas sem ferrão). Além disso, houve outras atividades como a exposição no hall do auditório do IF de protótipos como: IFBEE – inteligente e interativo; Mesa de interação tangível (desenvolvido por alunos do projeto “Quintais de mel”) e a “Bee Life: caixa entomológica cidadã fora da caixa”, desenvolvido pela professora Gabriele Antico Freiria, e voltados para ajudar no processo de aprendizagem sobre abelhas e educação ambiental.

No período noturno, o evento contou com duas palestras sendo elas: “A sustentabilidade da meliponicultura no Oeste do Paraná” ministrada pelo Prof. Tiago Amaral (Meliponicultor há seis anos e doutorando em desenvolvimento rural pela UNIOESTE e professor no IFPR) com objetivo de apresentar aspectos relevantes do ponto de vista social, econômico e ambiental referente à meliponicultura e sua respectiva cadeia produtiva. A outra palestra abordou o tema: “Abelhas: origem, diversidade e conservação”, ministrada pela Profª Drª Gabriele Antico Freiria (mestre – UEL e doutora – UFSCar em Genética e Evolução. Com ampla experiência em genética de populações, evolução do comportamento social e conservação das abelhas nativas, cujo objetivo foi apresentar a origem evolutiva e a diversidade de espécies, solitárias e sociais. Além de apresentar aspectos para a conservação destes organismos. À noite teve a participação dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes e de nível superior.

O evento proporcionou um dia de aprendizado sobre a meliponicultura e de trocas entre os pesquisadores e os meliponicultores da região.