Indígenas no Brasil: de ‘matéria’ de estudo a estudiosos / pesquisadores
Publicado em
Nesta quinta-feira (27/04) o professor indígena Iumar Martins Rodrigues, da etnia Avá-Guarani, participou como palestrante ao relatar sua experiência como membro da comunidade Avá-Guarani para estudantes dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio, professores e técnicos da instituição. A aldeia onde Iumar é professor de língua Guarani fica localizada no município de Guaíra.
A conversa aconteceu no Auditório José Costa e girou em torno do modo de vida da sua comunidade: como os povos indígenas compreendem a existência humana no Planeta, suas relações com a terra, com a natureza e com seu modo de vida. Iumar buscou desconstruir um imaginário folclórico criado em nossa sociedade sobre o indígena e suas tradições.
Outros pontos que foram apresentados pelo professor chamaram a atenção dos presentes, como a importância histórica dos povos indígenas e de suas culturas, o cuidado com a natureza e com a biodiversidade, o esforço de membros das comunidades originárias para absorverem conhecimentos relativos à preservação de suas tradições e valores em meio ao mundo em permanente mudança. Na aldeia Avá-Guarani, existem indígenas formados em medicina, enfermagem, bem como professores de Geografia, História e Pedagogia Indígena.
A atividade foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e o Núcleo de Arte e Cultura do IFPR – Campus Assis Chateaubriand. Momento de importante aprendizagem sobre as comunidades originárias da nossa região, a Conferência fez parte de um ciclo de discussões internas sobre o “Abril Indígena” encerrando-se com a oportunidade de conhecimento e afirmação de experiências históricas no tempo presente, bem como da valorização da Cultura Indígena.