Técnica em Informática apresenta resultados sobre Registro de Software e Publicação Científica de seu Projeto Final de Curso – Campus Assis Chateaubriand

Notícias

Técnica em Informática apresenta resultados sobre Registro de Software e Publicação Científica de seu Projeto Final de Curso

Publicado em

Copiado!

Larissa da Silva Medola foi estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, turma de 2015, do IFPR – Campus Assis Chateaubriand. Atualmente, estuda Engenharia Química na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo. 

Em 2018, Larissa, que estava com 17 anos, realizou como Projeto Final de Curso (PFC) uma pesquisa com ênfase em aplicação de Objetos de Aprendizagem para a integração dos estudantes e professores da área de Letras, especialmente de línguas estrangeiras modernas. Como resultado de seu trabalho, a estudante desenvolveu e testou um protótipo de software que permite aos professores produzirem apostilas digitais com arquivos de vídeo, imagens, PDFs e textos, caracterizadas como material multimídia. Este material pode ser utilizado tanto em sistemas Linux quanto Windows e não requer nada além de conhecimentos básicos de informática.

Além de expôr seu trabalho nos eventos FEPIAC (local) e SEPIN (estadual), realizados pelo próprio IFPR no ano de 2018, a estudante também foi aprovada para a apresentação no Ficiências, evento internacional. 

Por fim, em 31 de outubro de 2018, Larissa apresentou a versão final de seu projeto em banca pública como requisito parcial para a conclusão do curso. Após a sua aprovação, a jovem foi convidada para compor o Grupo de Pesquisa em Computação Física, Sistemas Embarcados, Energias, Sustentabilidade, Mobilidade e Inovação do IFPR – Campus Assis Chateaubriand. Isso abriu as portas para proceder à requisição do registro do software oriundo do seu PFC e para a submissão de seu artigo, também parte do trabalho, à publicação pela Revista Científica Liberato

Entre junho e agosto de 2020, Larissa foi informada de que sua solicitação de registro de software foi vista como procedente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial,  conforme pedido BR5120200009310, e que seu artigo científico foi aprovado para compor a edição de dezembro/2020 da revista Liberato, nas versões em português e em inglês. 

Na graduação, Larissa relata a grande contribuição da formação técnica e científica que recebeu no IFPR, tanto na realização das disciplinas da grade curricular comum do curso quanto no desenvolvimento de algumas atividades extracurriculares. Atualmente, a estudante realiza uma pesquisa de iniciação científica sobre a extração de hidroxiapatita a partir de escamas de tilápia-do-nilo (Oreocrhomis niloticus); além de integrar alguns projetos como membro do AIChE – American Institute of Chemical Engineers, uma instituição internacional de Engenharia Química.

Para conhecer mais sobre o software proveniente do projeto, ou para ter o contato dos autores, acesse:

Vídeo Pôster;

Vídeo com detalhamento dos recursos do software;

Resumo científico do projeto.

Topo