Assista ao curta-metragem produzido no Festival da Lapa – Instituto Federal do Paraná

Assista ao curta-metragem produzido no Festival da Lapa

A participação do Instituto Federal do Paraná na 4º Edição do Festival de Cinema da Lapa resultou na produção do curta-metragem “Herança”, na apresentação de uma peça teatral e  na exposição fotográfica “Andarilhos da Lapa”, que em breve será exposta para servidores e comunidade externa no Campus João Negrão.

O curta “Herança” conta sobre uma lenda que circula na histórica cidade da Lapa: durante a revolução federalista as famílias mais ricas esconderam ouro em panelas e espalharam-as em várias partes da cidade. Segundo Débora Opolski, professora convidada para contribuir na Oficina de Produção Audiovisual, o ritmo de trabalho dos cinco dias de Festival reproduz o corre-corre dos estúdios profissionais.

“Tivemos dois dias para elaboração do roteiro, dois dias para a gravação das imagens  e apenas um para a finalização e pós-produção, que é o que geralmente acontece nas produções”, conta. Para a professora, a falta de tempo não é exclusividade da oficina e a agitação das gravações acaba servindo de exercício para a realidade dos profissionais que atuam nessa área.

Para os integrantes da equipe Douglas Rodrigues, Diego Brandemburg e João Henrique Scheffer  a experiência foi muito positiva. “Já tinha tido uma participação em um episódio do Casos e Causos, da RPC, mas aqui pude participar de todas as etapas da produção”, comenta Douglas Rodrigues. Para gravar as imagens os jovens contaram ainda com o apoio da professora Isis Tavares que trabalhou  interpretação.

Além deste grupo, houve uma oficina específica de interpretação para jovens da Lapa. “Como a maioria  ainda não tinha tido contato com o palco abordamos elementos básicos do teatro. Penso que tivemos uma superação das expectativas”, disse. A oficina serviu também para despertar o interesse pela arte: “Depois da oficina quero fazer teatro para o resto da vida”, disse a estudante Fernanda Hemmerschimit, de 12 anos.

VEJA O VÍDEO

Assista ao vídeo clicando aqui