Alunos e servidores do Campus Avançado Astorga realizam visita a uma Associação de Reciclagem de Astorga – Campus Avançado Astorga

extensão

Entre os meses de dezembro de 2022 e março de 2023 os estudantes de todas as turmas do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do Campus Avançado Astorga do IFPR,  Integrantes do Projeto Sensibilização Ambiental e membros da comunidade interna do Campus visitaram a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Astorga (ASMARA).

Nas visitas foi possível observar a seleção e separação manual dos materiais, a prensagem e o armazenamento. Na ocasião, o presidente e membros da associação  explicaram sobre a separação correta dos resíduos nos domicílios, pois muitos resíduos orgânicos são misturados aos reciclados, provocando contaminações e inviabilizando a reciclagem.

Também, foi possível entender sobre o funcionamento da associação, seu papel legal e a sua importância para a sociedade, assim como a forma que os resíduos comercializados voltam para a cadeia produtiva e geram renda para diversas famílias.

Após as visitas, foram obtidos os seguintes relatos dos estudantes: ” Eu não sabia que a separação do plástico, alumínio, papelão era manual, pensei que fossem automatizadas”; “Os trabalhadores podem se machucar devido ao descarte incorreto de agulhas”; “Não sabia que quantidade de resíduo produzido era tão grande”; “O trabalho seria mais fácil e rentável se não houvesse a mistura de lixo orgânico”.

Vivenciar o trabalho da ASMARA, junto com outras ações promovidas constantemente na instituição visam a formação de cidadãos mais conscientes e com ações efetivas na sociedade.