Biblioteca do IFPR Astorga recebe nome de Mitsuro Tomokuni – Campus Avançado Astorga

Notícias

Biblioteca do IFPR Astorga recebe nome de Mitsuro Tomokuni

Publicado em

Copiado!

No dia 28 de junho foi realizada a cerimônia de nomeação in memoriam da biblioteca do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Astorga, em homenagem ao Sr. MISTURO TOMOKUNI.

Na cerimônia, o filho do Sr. Mitsuro, Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Sr. JOE TOMOKUNI, recebeu uma réplica da placa que será fixada na entrada da biblioteca. A Placa foi confeccionada integralmente no IFPR Astorga com algumas ferramentas construídas por servidores do campus.

Conheça a história do Sr Mitsuro e sua relação com o IFPR Astorga e com a cidade:

Nasceu em 22 de Janeiro de 1944. É natural de Jataizinho/PR, filho de Massaru Tomokuni e Tyono Tomokuni, imigrantes japoneses.

O Sr. Mitsuro Tomokuni residiu em Assaí até 1959, quando um primo do distrito de Fernão Dias sofreu um acidente com soda cáustica. O tratamento obrigou o garoto e seus pais a se mudarem para São Paulo, deixando na propriedade uma lavoura de algodão. A fim de colaborar com a situação, a família Tomokuni mudou-se para Fernão Dias para realizar a colheita, numa época em que as estradas eram de chão, de modo que, dirigindo um trator Ford a gasolina, a viagem demorou dias.

Nessas circunstâncias, a família residiu naquele distrito até o ano de 1975, quando se mudaram para Astorga, trabalhando com agricultura e pecuária.

Em 1981, o Sr. Mitsuro Tomokuni casou-se com Kinue Fujii Tomokuni, e o casal teve dois filhos: Joe Massaki Tomokuni, nosso atual Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, e Mirian Setsuko Tomokuni.

Em 1992, o Sr. Mitsuro teve a oportunidade de conhecer suas origens, permanecendo no Japão por três anos, onde trabalhou com jardinagem, metalurgia e fiação de seda, retornando para o Brasil em 1995. A partir de 1997 juntamente com sua esposa, empreendeu no ramo da gastronomia oriental, permanecendo com a atividade até o ano de 2020, sempre colaborando com a comunidade japonesa local por meio da Aceast (Associação cultural e Esportiva de Astorga)e realizando trabalhos voluntários de jardinagem ornamental no nosso Município, com os tradicionais Bonsai.

Como discípulo do senhor Shogu Tsuneda, tornou-se responsável pelos cuidados do Bonsai que fica dentro do paço municipal, árvore que foi cultivada em 1953 e doada para o município em 1970 pelo senhor Tadashiqe Tsuneda, havendo passado os cuidados da planta ao senhor Shogu Tsuneda, e logo após seu falecimento, ao Sr. Mitsuro Tomokuni.

Em 2019, o destinou cruzou o caminho do Sr. Mitsuro com a imagem de uma santa católica e, embora professasse a espiritualidade budista, tomou a generosa iniciativa de erigir, com as próprias mãos, uma capela às portas do Instituto Federal do Paraná, reconhecendo a profissão de fé predominante na comunidade astorguense. Já em 2023, reconhecendo também o impacto social que o Instituto exerce em Astorga e região, presenteou o campus, na pessoa do nosso Diretor, professor Dr. Ricardo Luis Töws, com um Bonsai de jabuticabeira. Na ocasião, nos falava da importância da educação para a sociedade e nos relatava os projetos pessoais de viver até os 100 anos, quando ainda voltaria para colher os frutos desse Bonsai.

Fomos privados desse desejo do Sr. Mitsuro, mas a nossa biblioteca, como espaço privilegiado de transmissão do conhecimento e da ciência no nosso campus, passa a estampar seu nome para as futuras gerações. Desse modo, cada estudante que, ao decidir adentrar pelas portas de nosso Instituto Federal, descortinar o mundo da ciência, da tecnologia, da profissionalização e dos saberes cientificamente elaborados, reconhecerá no nome de Mitsuro Tomokuni, um cidadão astorguense que, enquanto andou por essas terras, zelou pela comunidade e por nosso Instituto. O Bonsai de jabicabeira está, portanto, plantado em solo fértil, aqui dará seus frutos e aqui lembraremos sempre de seu nome. Obrigado sr. Mitsuro Tomokuni!

Topo