Campus Avançado Astorga contribui na produção de aplicativo para registro de irregularidades e violações de direitos – Campus Avançado Astorga

Aplicativo pode ser baixado em https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.observatoriodasmetropoles.mucapp

O Campus Avançado Astorga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em colaboração com o Observatório das Metrópoles, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Movimento Unido dos Camelôs (MUCA), produziu aplicativo para registro de irregularidades e violações de direitos, que foi lançado no dia 01 de julho, por ocasião do aniversário de 18 anos do MUCA.

O Aplicativo foi restringido para ser utilizado pela população da cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana e tem o objetivo de facilitar a denúncia contra a violação de direitos, realizadas, principalmente, por agentes públicos, junto aos trabalhadores do Rio de Janeiro. No entanto, o App pode ser baixado gratuitamente por qualquer usuário do Google Play.

Como funcionalidades, o movimento e entidades envolvidas poderão publicar mensagens aos usuários; é possível inserir, no momento da ação, o local no mapa, o tipo de violação, se apreensão em depósito ou rua, detenção, extorsão e outras formas de violência; identificação do perpetrador da ação; além de tirar fotos e “subir” no aplicativo para demonstrar os eventuais atos.

A denúncia ficará à disposição dos órgãos de controle. A ideia foi apresentada pelo Prof. Dr. Orlando Alves dos Santos Junior (IPPUR/UFRJ) para o grupo de pesquisa, quando o prof. Dr. Ricardo Luiz Töws, do Campus Astorga do IFPR, estava fazendo estágio de Pós-Doutorado, em 2019, naquela Universidade, sob supervisão do Prof. Orlando. O Prof. Ricardo trouxe a ideia para o IFPR e, em conjunto com o Prof. Bruno Strik, da área de TI, desenvolveram o App.

A partir do lançamento, ainda como projeto, será realizado termo de cooperação entre o IFPR e a UFRJ para a manutenção e o acompanhamento dessa ação, bem como outras que poderão ser realizadas em conjunto, colocando a tecnologia a serviço da população. Para o Prof. Ricardo:

“no debate sobre cidades inteligentes, vemos muitos discursos e soluções para os negócios, mas é importante pensar estratégias que revertam o avanço tecnológico para as pessoas que mais precisam, solucionando desde pequenas ações de suas vidas, até questões de grande complexidade social, como é o caso da violência contra os trabalhadores”.

Ainda, segundo o professor:

“é uma honra fazer parte desse projeto, pois vincula o fazer educacional, pedagógico e tecnológico do IFPR com as ansiedades dos movimentos sociais, das entidades e de instituições como a UFRJ. (…) Esse é o papel dos Institutos Federais, de contribuir para sua espacialidade e arranjos produtivos locais e sociais, bem como transpor sua territorialidade e contribuir com ações em outras escalas na solução de problemas”.

Professor Ricardo Töws
Professor Bruno Strik

No IFPR, o App foi desenvolvido no âmbito do Projeto “Olhares e práticas multirreferenciais e interdisciplinares em Educação”, coordenado pelo Prof. Ricardo. Para o prof. Bruno, que confeccionou o App,

“foi um desafio muito importante para minha carreira e faz parte das nossas intenções de contribuir para a inovação tecnológica no Campus Astorga do IFPR”.

Mais informações e outras matérias podem ser consultadas no site do Observatório das Metrópoles: