Campus Avançado Astorga realiza Evento Científico e Mostra de Cursos – Campus Avançado Astorga

Campus Avançado Astorga realiza Evento Científico e Mostra de Cursos

Nos dias 19 e 20 de setembro, nas dependências do Campus Avançado Astorga, foram realizados eventos científicos, tecnológicos e sociais. Os eventos são os seguintes:

O “I Seminário de Ciência e Tecnologia do IFPR – Campus Avançado Astorga” é um evento anual de divulgação científica e tecnológica organizada pelo próprio Campus. A ideia partiu da necessidade de divulgação científica e tecnológica das atividades de pesquisa, extensão e inovação realizada na instituição, bem como de viabilizar uma aproximação com a comunidade local e regional. Juntamente a esse evento, oportunamente, realizamos a II Feira de Inovação Tecnológica bem como a II Mostra de Cursos do IFPR Astorga.

A “II Feira de Inovação Tecnológica – Robótica, lançamento de foguetes e protótipos (IFTECH)” é um evento integrado à mostra e teve por objetivo divulgar pesquisas e protótipos relacionados à produção científica, tecnológica e de inovação, bem como de selecionar os protótipos que participarão da Mostra IFTECH no SE²PIN/IFPR.

Nesse ano ocorreu a demonstração à comunidade, de outros eventos à feira relacionados, como os produtos gerados nas participações das Olimpíadas de Robótica e Lançamento de Foguetes. Tal estratégia tem por intuito demonstrar à comunidade as inúmeras atividades de aprendizagem em que nossos estudantes são submetidos. Para o estudante Ian Lucca, a apresentação do protótipo gerou aprendizagem, pois a primeira vez que apresentei abordei apenas algumas variáveis e, no final do evento, eu tinha evoluído muito e consegui aprofundar sobre todas as características do meu projeto”. Já a “II Mostra de Cursos do IFPR Astorga” é outro evento integrado aos demais já mencionados com o intuito de viabilizar à comunidade o profícuo conhecimento sobre os cursos que acontecem no IFPR – Astorga, nos termos de execução pedagógica, finalidade, nível, forma de ingresso e demais variáveis. A ideia foi apresentar as possibilidades de oferta de cursos e vagas bem como incentivar a participação de toda a comunidade em nosso fazer. Para a docente Adriana Gallo, o evento foi importante “principalmente pra gente conseguir divulgar os trabalhos de extensão, onde os alunos puderam divulgar que estamos abertos à comunidade. Eu achei bem importante essa abertura para a comunidade, pois muitos achavam que as coisas eram feitas apenas para os estudantes que são exclusivos do instituto”.

O conjunto de eventos, não por acaso, recebeu o slogan “Astorga nas Nuvens da Inovação” pois a maioria dos trabalhos realizados e apresentados neste evento foram elaborados por estudantes e docentes do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio. Esse curso, que desenvolve vários conceitos relacionados à tecnologia e inovação, permitiu profunda reflexão entre seus partícipes, dando a exata conotação do viés tecnológico e inovador do evento.

Houve a participação e visita de mais de 400 pessoas da comunidade local e regional, que puderam apreciar a apresentação de 10 trabalhos na modalidade Comunicação Oral, 12 Trabalhos na modalidade Pôster e 12 trabalhos na modalidade Protótipos, cujos resumos podem ser apreciados no link: https://ifpr.edu.br/astorga/principal/nuvens-da-inovacao/, além de outras atividades relacionadas à Mostra de Cursos. Para a Prof. Paula Ávila, presidente da comissão de Recepção, “comparado aos eventos que já participei, o evento foi excelente, principalmente em termos de criatividade e participação dos nossos estudantes”.

Veja (em breve) as fotos.