Campus Avançado Astorga retoma as aulas presenciais
Publicado em
As aulas presenciais foram retomadas nos dias 03 e 04 de fevereiro, obedecendo às determinações do Plano de Contingência do IFPR, ao Plano de Ação do Campus e aos Decretos Municipais.
A primeira quarta-feira de fevereiro foi marcada por um momento histórico para o Campus Avançado Astorga, a oportunidade dos estudantes que se matricularam em 2021 e 2022 assistirem, pela primeira vez, às aulas presencialmente. Na quinta-feira, foi a vez dos veteranos retornarem às salas de aula, laboratórios e demais dependências do IFPR – Astorga. Todos os cursos regulares (Tinfem e TDS) e curso de curta duração (FIC) retomaram suas atividades.
O retorno foi possível após a Comissão Local de Acompanhamento e Controle da Propagação da Covid-19 no Instituto Federal do Paraná aprovar o avanço do status do Campus para a Fase 4 do Plano de Contingência.
Nesta fase, desde que haja possibilidade de distanciamento físico necessário, considerando a ocupação de espaços conjuntos e próximos, visando especialmente o controle das áreas comuns, todas as atividades acadêmicas podem retornar gradativamente, sem descuidar do distanciamento físico, da ventilação dos ambientes e do uso de máscaras, nas salas de aulas e laboratórios, mantendo o revezamento dos estudantes sempre que necessário.
Confira as informações sobre as atividades durante a Fase 4:
- Retorno gradual e planejado de todas as atividades acadêmicas, sem descuidar do distanciamento social nas salas de aulas e laboratórios, mantendo o revezamento dos estudantes;
- Áreas comuns: Manter o distanciamento físico;
- Retorno de atividades de pesquisa e extensão que possam ser executadas com distanciamento físico, seguindo critérios definidos pela gestão de ensino, pesquisa e extensão de cada unidade;
- Retorno dos servidores que não constituam grupo de risco, em escalas de revezamento, respeitando o distanciamento físico;
- Atenção aos espaços e à ocupação segura das unidades;
- Retorno do atendimento ao público externo, observando-se as normas de segurança;
- Aulas e trabalho remoto são mantidos parcialmente para preservar o
distanciamento físico. - Adesão da comunidade aos protocolos de biossegurança;
- Monitoramento de sintomáticos de covid-19 entre a comunidade
escolar e entre os familiares; - Acompanhamento das ações de acolhimento sócio emocional dos
estudantes e dos servidores.
De acordo com o Diretor do Campus Avançado Astorga, Ricardo Töws:
Todo o cuidado, neste momento, é necessário para que possamos manter as atividades presenciais. Embora estejamos muito felizes com o retorno, um surto de caos positivos pode fazer com que retrocedamos para a fase anterior. Desta maneira, o nosso apelo ´é que todos os servidores e estudantes adotem plenamente as medidas sanitárias e se protejam ao máximo.
Havendo melhora do panorama epidemiológico da Covid-19, o Campus poderá avançar futuramente para a a Fase 5, onde o retorno presencial é total.