Publicado em
Foi realizada nesta quarta-feira (15), via videoconferência, reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Paraná. Na reunião, foram apresentados itens sobre o Protocolo de Cuidados para a Prevenção do Covid-19, Atividades Pedagógicas não Presenciais e Acesso Digital e Equipamentos para os estudantes.
A presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Covid-19, Karina Mello Bonilaure, apresentou uma introdução sobre o Protocolo de Cuidados para a Prevenção do Covid-19 aos dirigentes do IFPR, o qual foi criado pela Comissão com o objetivo de elaborar planos de contingência para o retorno às atividades presenciais no Instituto.
Os representantes do Codir votaram por prorrogar a suspensão do calendário acadêmico por mais 60 dias. O item será levado ao Consup do dia 27 de julho para apreciação.
O pró-reitor de Ensino do IFPR, Amarildo Pinheiro Magalhães, apresentou um panorama sobre as Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs). Durante a reunião, foi realizada a proposta de manter as atividades por mais dois meses, agosto e setembro, e a possibilidade de além de cumprir a carga horária de julho e agosto, poder também repor os meses de março e abril, período em que calendário esteve suspenso e sem APNPs.
A medida seria necessária para permitir que os cursos com regime semestral concluam o primeiro semestre, pois não têm para onde avançar, e por alguns componentes com maior carga horária prática poderem ter dificuldades didáticas de seguirem com as APNPs.
“Em agosto e setembro, havendo condições de carga horária, sem sobrecarregar os estudantes, os componentes que tiverem condições metodológicas poderão utilizar a carga horária que não será utilizada por componentes que demandam práticas de laboratório ou de campo para começar atividades de reposição”, apontou o pró-reitor de Ensino.
“Vamos construir um regime didático especial a partir de outubro, envolvendo planejamento especial dos colegiados de curso a longo prazo para a continuidade do ano letivo sem precisar propor e validar APNP de forma fragmentada”, explica Amarildo.
O Codir votou pela manutenção das Atividades Pedagógicas não Presenciais. O assunto será levado ao Consup do dia 27 de julho para apreciação.
O diretor executivo do IFPR, Nelson de Castro Neto, apresentou a demanda Acesso Digital e Equipamentos. O processo é referente à contratação de uma solução de tecnologia para que os estudantes do IFPR que não possuem acesso à internet ou tenham acesso restrito devido a algum motivo possam utilizar a internet para atividades pedagógicas não presenciais.
A partir dessa demanda específica, foi realizado um estudo técnico pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e pesquisa junto às operadoras de telefonia. Além do estudo e da pesquisa, foi confirmado o número de estudantes que necessitam do uso, para assim estipular valor de contrato por educando.
A Comissão que trata do assunto elaborou um projeto básico descrevendo o funcionamento das atividades. Após alguns trâmites, o processo segue à Pró-reitoria de Administração (Proad).
O Codir aprovou pelo andamento do processo para oferecer Assistência Digital e Equipamentos aos estudantes. O assunto será levado ao Consup do dia 27 de julho para apreciação
Para acessar a notícia original no site da Reitoria clique aqui