Publicado em
Publicado em 18 abril, 2019
Reunião definiu sede da próxima edição dos Jogos do IFPR
O Campus Palmas sediou, nos dias 16 e 17 de abril, a segunda reunião do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Paraná. Na abertura do evento, o diretor-geral Roberto Carlos Bianchi, anfitrião do encontro, apresentou a infraestrutura do campus e suas características.
Na sequência, o grupo teatral Enótita, que tem sua base no Campus Avançado Goioerê, apresentou seu espetáculo para os dirigentes. Outras apresentações também foram realizadas em Palmas para acadêmicos e toda a comunidade. A coordenação artística e a direção do grupo estão sob responsabilidade dos professores Marcelo Colavitto e Viviane Souza. O diretor de Goioerê, Marcos Paulo Rosa, destaca que as apresentações em Palmas são um grande passo na valorização dos Núcleos de Arte e Cultura no IFPR e no reforço à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
“O Grupo Enótita contribui fortemente com o desenvolvimento humanístico destes estudantes. Para nosso campus, é um sentimento de orgulho e realização quando vemos um projeto com estudantes secundaristas dizer muito sobre a missão institucional dos institutos”.
A palestra “Aspectos relevantes do novo marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação”, com a procuradora federal Diana Azin, do Instituto Federal do Ceará, foi a parte de capacitação presente na reunião do colégio de dirigentes.
Marcelo Poletti, diretor-geral do Campus Londrina, afirma que as informações trazidas pela procuradora contribuem na medida que trazem “uma contextualização histórica da legislação acerca da inovação, destaca a importância na busca de parcerias público-privadas e a simplificação no processo de prestação de contas e, por fim, a necessidade de regulamentação interna de pontos previstos no novo marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, como a implementação de bolsa pesquisador para docentes e técnicos administrativos no IFPR”.
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) atualizou as informações acerca da Comissão Organizadora do Concurso Público esclarecendo que serão lançados três editais: um para as vagas destinadas aos docentes (geral), outro para técnicos-administrativos em educação e o terceiro será específico para docentes de educação especial. O trabalho da comissão está a todo vapor no sentido de viabilizar o lançamento do edital antes do início da vigência do decreto 9.739/19, que estabelece normas sobre concursos públicos federais e que será válido em 1º de junho de 2019.
Outro ponto de pauta foi o desenvolvimento das ações do Programa Crescer Servidor, especialmente nos campi.
O diretor Marcos Barbosa, responsável pela Diretoria de Educação a Distância, expôs que está em andamento a construção de um documento regulando a oferta de cursos em educação a distância no âmbito do IFPR, salientando que a construção das diretrizes está sendo realizada com suporte da Pró-reitoria de Ensino (Proens) e será articulada com demais gestores da instituição, acatando as sugestões dos campi. Barbosa salientou ainda a importância do estímulo à articulação entre o ensino presencial e a distância em uma perspectiva de ensino híbrido, ou seja, de uso intenso e integrado das tecnologias de informação e comunicação aos cursos ofertados presencialmente como aliadas no processo de aprendizagem do estudante.
Dentre as informações prestadas, a Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) destacou que o lançamento do livro em comemoração aos dez anos do IFPR será realizado junto ao Encontro de Formação sobre a Organização do Trabalho Pedagógico, promovido pela Pró-reitoria de Ensino (Proens) nos dias 08, 09 e 10, no Campus Campo Largo. Também destacou a realização do Encontro dos representantes dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs), em junho, no Campus Palmas.
Os gestores deliberaram acerca do descredenciamento dos campi Astorga e Pinhais quanto à emissão de certificados do Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos, apontando custos e benefícios, especialmente para os campi com menor número de servidores e demanda acumulada de cidades vizinhas. Foi definido que qualquer decisão será tomada após consulta e levantamento de informações do quantitativo de certificados emitidos em 2018 pelas 19 unidades credenciadoras, assim como junto à Secretaria Estadual de Educação, Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Os gestores também elegeram o professor Rodolfo Fiorucci, do Campus Jacarezinho, como suplente na representação dos diretores-gerais de campi no Conselho Superior, tendo em vista que o professor Onivaldo Junior está atualmente à frente da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Dtic).
Os professores Alcione Benacchio, do Campus Foz do Iguaçu, e Celso Buiar, do Campus Pinhais, foram eleitos como representantes do Colégio de Dirigentes no Comitê de Governança Digital.
O Comitê de Governança Digital tem como propósito elaborar o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do IFPR, assim como o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, ou seja, a construção e monitoramento dos objetivos estratégicos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do IFPR.
De 25 a 29 de novembro de 2019, serão realizados os Jogos do Instituto Federal do Paraná, em Londrina. A candidatura do campus foi única e, por isso, a cidade, que sediou em 2018 o Se²pin, foi aclamada pelos gestores e será a sede das disputas esportivas entre os campi do Instituto.
Um cronograma provisório do Processo Seletivo 2019/2020 do Instituto Federal do Paraná foi apresentado pelo pró-reitor de Ensino, Amarildo Magalhães, e aprovado pelos dirigentes. As principais datas são:
O professor Paulo Yamamoto, da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), anunciou um novo edital para construção de três refeitórios nos campi para abril deste ano. Os critérios deverão ser os mesmos adotados no ano passado, os quais foram definidos por uma comissão composta por diretores dos campi. O início das obras está condicionado à liberação de recursos.
A próxima reunião do Colégio de Dirigentes será nos dias 04 e 05 de junho, em Curitiba.