Curso FIC Cuidador de Idoso realiza ação sobre a década do envelhecimento saudável – Campus Avançado Astorga

CUIDADOR DE IDOSO

Na última segunda-feira, 22 de maio de 2023, alguns estudantes do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) para Cuidadores de Idosos elaboraram uma divulgação nas mídias sociais com o intuito de disseminar a relevância da Década do Envelhecimento Saudável.

Segundo esses estudantes, tal informação é escassamente difundida entre a população idosa e a comunidade em geral. A Década do Envelhecimento Saudável foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde, levando em consideração o atual contexto de envelhecimento acelerado da população mundial, particularmente na América Latina e no Caribe.

Em 2020, mais de 8% da população global possuía 65 anos ou mais, e estima-se que essa proporção dobrará até 2050, superando 30% até o fim deste século. Uma das principais consequências dessa significativa mudança demográfica é a falta de acesso de muitos idosos a recursos básicos essenciais para uma vida digna, além dos múltiplos obstáculos que enfrentam para participar plenamente da sociedade.

A Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030), declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020, representa a principal estratégia para a construção de uma sociedade inclusiva para todas as faixas etárias. É importante ressaltar que o referido curso é oferecido gratuitamente no Campus Avançado Astorga, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Seu corpo docente é composto pelas professoras Jéssica Nayara Ferrarezi Sartori e Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi, contando com o apoio de todos os membros docentes e da diretoria desta instituição.

Referência:
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Década do Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030).