Dia 28 de junho foi celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ – Campus Avançado Astorga

Dia 28 de junho foi celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Dia 28 de junho de 1969 é um marco histórico conhecido como Rebelião de Stonewall. Foi nesse dia que membros da comunidade LGBTQIA+ se levantaram e resistiram contra a opressão e a violência que enfrentavam diariamente. Eles mostraram ao mundo que não aceitavam mais serem tratados como cidadãos de segunda classe.

Segundo o Prof. Pedro, “é um momento de reflexão, de união e de luta pelos direitos e pela igualdade de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.”

Infelizmente, mesmo após tantos anos, a violência contra a comunidade LGBTQIA+ ainda persiste. Pessoas são discriminadas, agredidas e até mesmo assassinadas apenas por amarem alguém do mesmo sexo, por expressarem sua identidade de gênero ou por serem diferentes do que a sociedade espera. Essa realidade é assustadora e não podemos mais ficar calados diante dela.

Lembramos alguns dos Valores do IFPR: “Diversidade Humana e Cultural”. Esses valores são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e igualitária. A educação desempenha um papel fundamental nessa missão. É por meio dela que podemos combater o preconceito e promover a tolerância, o respeito e a inclusão.

A escola deve ser um espaço seguro para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Devemos garantir que nossos educadores estejam preparados para abordar essas questões em sala de aula, para que nossos jovens possam crescer sem medo de serem quem são. É preciso promover o diálogo, o conhecimento e a empatia.

E, apesar dos desafios que enfrentamos, hoje estamos avançando. A luta pelos direitos LGBTQIA+ tem vitórias conquistadas e manifestações ao redor do mundo. Leis estão sendo alteradas, mentalidades estão mudando e cada vez mais pessoas se levantam para apoiar essa causa.

Acreditamos em um futuro onde todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, sejam respeitadas e aceitas como seres humanos plenos. Um futuro onde a diversidade seja celebrada, onde o amor prevaleça sobre o ódio e onde ninguém precisa viver com medo de ser quem é.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ nos lembra para sermos mais solidários. Lembrar aqueles que vieram antes de nós, que lutaram e resistiram, e vamos continuar essa luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Vamos ser aliados, amigos e defensores uns dos outros, porque juntos somos mais fortes.

Que cada passo que damos em direção à igualdade seja um indicador de que a mudança é possível. E que nunca perdemos a esperança de que um dia todos possamos viver em um mundo onde o amor e a igualdade prevaleçam.

Viva a diversidade!

Foto: Mural com informações sobre as definições da sigla LGBTQIA+, Identidade de gênero e Orientação Sexual, confeccionados por estudantes do Campus Astorga. Direitos da foto: Pedro Santos de Souza

Texto: Pedro Santos de Souza