Diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Astorga participa de entrevista com estudantes e servidores do Campus Astorga – Campus Avançado Astorga

NÚCLEO DE ARTE E CULTURA

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Avançado Astorga promoveu no no dia 06 de maio de 2021 uma entrevista on line com Haroldo Junnior, Diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo da cidade de Astorga.

O encontro foi aberto a toda comunidade do IF Astorga, contou com a presença de servidores e estudantes com o intuito de conhecermos melhor as políticas públicas de cultura assim como quais os projetos em andamento, editais para a cultura, lei Aldir Blanc, entre outras questões relacionadas ao serviço público para a cultura.

Haroldo Junnior esclareceu aos participantes sobre possibilidades para o fomento da cultura da cidade, apresentando um cenário promissor para a cultura a partir da retomada das atividades presenciais, com possibilidades de parcerias entre Instituto Federal e Prefeitura Municipal com objetivos de fomentarmos a cultura e educação para toda a comunidade de Astorga.

De acordo com Haroldo, o município de Astorga está em implementando o SMC – Sistema Municipal de Cultura. Por meio dele, será possível criar diretrizes e o plano de metas fazendo que as politicas públicas de cultura sejam abrangentes e sustentáveis. Para o segundo semestre de 2021, estão previstas de forma presencial oficinais de diversas linguagens culturais, entre elas: teatro, dança e música.

A esperança do Departamento Municipal de Cultura é que essas atividades possam voltar gradativamente à normalidade com a redução dos casos da COVID-19. Estão previstas ainda para este ano a mudança da biblioteca municipal Anna Maria Cavalari e da casa do artesão. A mudança visa maior acessibilidade e integração dos astorguenses à leitura e artesanato.

Os participante puderam esclarecer suas dúvidas sobre a promoção da cultura em Astorga. O professor Narciso Américo Franzin, que esteve presente na palestra, afirma que “a cultura sem dúvida deve estar presente na formação do educando, pois ela faz parte do processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar. A cultura alimenta, socializa e fornece condições para um aprendizado eficiente”.

A atividade faz parte das ações do NAC, presidido pela professora Anneli Souza.

Haroldo Junnior é formado em Marketing e Propaganda, Ppós-graduado em Negócios, Publicidade e Comunicação, ator e diretor de teatro, promotor de Eventos e professor universitário e de cursos profissionalizantes.