Docente do IFPR Astorga publica capítulo de livro em obra lançada pela FAU-USP – Campus Avançado Astorga

IFPR ASTORGA

Docente do IFPR Astorga publica capítulo de livro em obra lançada pela FAU-USP

Publicado em

Copiado!

No dia 01/06 ocorreu o lançamento do livro “As desventuras do Planejamento Urbano: O Novo Centro de Maringá (PR), do Projeto Ágora de Oscar Niemeyer à produção imobiliária do século XXI” na FAU-USP. Como resultado de um edital da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, a edição possui a versão impressa e digital, que pode ser acessada em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1021

O livro reúne um conjunto de estudos multidisciplinares, elaborados por pesquisadores com formação em arquitetura e urbanismo, geografia e história, acerca da constituição e reconfiguração recente da área central de Maringá, Paraná.

A Obra, organizada por Jeanne Versari Ferreira e Fabíola Cordovil, reúne capítulos das organizadoras e dos pesquisadores Reginaldo Dias e Ricardo Töws, esse último, docente do Campus Astorga do IFPR.
Filiado aos estudos relativos à história do urbanismo e do planejamento urbano, este livro contribui para a compreensão das ações de urbanização promovidas pelo Estado brasileiro na década de 1980, com a participação de grandes nomes da arquitetura brasileira, ainda pouco exploradas no campo dos estudos urbanos, sobretudo em contextos não metropolitanos. Nessa perspectiva, os estudos apresentados revelam os impasses da atualização e os desdobramentos das cidades novas, nascidas sob o signo do planejamento moderno.

Discute, ainda, as críticas contemporâneas aos novos métodos e formas de urbanização no século XXI, incluindo parcerias público-privadas e outras abordagens liberalizantes do Estado, além do papel dos agentes locais nesses processos.

Foto: Jeanne Versari
Foto: Jeanne Versari
Topo