Estudantes do curso Tinfem do Campus Avançado Astorga realizam visita técnica à APAE de Jaguapitã – Campus Avançado Astorga

Quatro estudantes sendo um menino e três meninas, a diretora da APAE e o professor posando para selfie tirada pelo estudante em local coberto. Ao fundo existe uma rampa de acesso com corrimão e um grande espaço de areia usado para equoterapia

A visita ocorreu no dia 10 de setembro, com o objetivo de compreender o funcionamento da APAE de Jaguapitã-PR. Esta ação faz parte do projeto Empreendedorismo social. Durante a atividade, os estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio realizaram uma entrevista com a diretora da instituição e analisaram dados importantes sobre a manutenção diária e o trabalho feito pelos servidores.

Os empreendedores sociais buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano de empresas. Para tanto, os empreendedores criam modelos que podem ser lucrativos e sociais, por meio de medidas sustentáveis, que gerem não somente dinheiro, mas tragam melhorias em todos os setores de uma comunidade.

Empresas, associações, entre outras, buscam formas de adquirir recursos financeiros por meio de atividades voltadas ao empreendedorismo social. Logo, objetivo da atividade foi a compreensão do funcionamento da APAE de Jaguapitã, identificando os fatores internos e externos que auxiliam na sua manutenção, evidenciando aspectos que comprovam o empreendedorismo social existente dentro da mesma.

Os estudantes Pedro Henrique de Matos, Eloisa Barbosa de Araújo, Luisa Kaori Kanabata, Mariana Passos Nascimento, pesquisadores/estudantes do IFPR-Campus Avançado Astorga acompanhados do professor Narciso Américo Franzin fizeram entrevista com a diretora Profª Silvia Rodrigues Gonçalves que prontamente respondeu perguntas pontuais para a coleta de dados da pesquisa viabilizando um maior contato com o trabalho que eles desenvolvem com os estudantes da instituição.

Também foram visitados os ambientes e as atividades da APAE, onde foi possível considerar dados importantes sobre o papel da instituição e o auxílio que o governo disponibiliza para a sua manutenção diária, o trabalho feito pelos servidores transcende apenas um serviço e se torna um ato de amor  e isso fica evidente em cada aspecto visível da instituição.

Nota-se a importância de ajudar as Apaes, e uma das formas é a nota Paraná que é a doação da sua nota fiscal para as caixas que ficam no mercado destinada a APAE de seu município. Um meio muito simples e acessível para todos.

Texto escrito pelos estudantes Pedro Henrique de Matos, Eloisa Barbosa de Araújo, Luisa Kaori Kanabata, Mariana Passos Nascimento.